Chamada para publicação - Revista REBECA Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 11

Esta será uma edição especial sobre a XX SOCINE, sediada pela Universidade Tuiuti do Paraná em outubro de 2016.   Os textos do dossiê deverão focar no tema do evento: Convergências do| no Cinema

 

Por convergências do Cinema, entendemos a interação do mesmo com outras mídias e áreas de atuação e pensamento, como a história e a educação, por exemplo, enquanto convergências no Cinema se refere às estratégias e elementos que hibridizam as narrativas e estéticas cinematográficas.

A preposição em caso genitivo “do” refere-se ao diálogo de várias artes na chamada de sétima arte, como teatro (performance, cenografia), artes visuais (instalações, caves), literatura (textos, roteiros, falas, mesmo aquelas que são improvisadas), música (banda sonora), voz (poesia), fotografia e tipografia, e similares.

A preposição locativa “no”, por outro lado, refere-se aos diversos processos tecnológicos que são usados no cinema para conseguir propósitos múltiplos. Assim, num filme de ficção é já algo comum inserir fragmentos de animação, de documentários, de telejornais, de vídeos, do YouTube, ou de outros filmes. 

 

Editada pela SOCINE, a REBECA publica artigos, entrevistas, resenhas e trabalhos criativos inéditos de doutores e doutorandos nas áreas de cinema e audiovisual.

 

As seções Temáticas Livres (artigos que não se incluam na temática do dossiê adotada no número) e Fora de Quadro (trabalhos com forma de expressão e formato livres) recebem submissões em fluxo contínuo.

 

As seções Entrevistas e Resenhas e Traduções serão realizadas a critério dos editores.

São aceitos artigos em português, inglês e espanhol.

 

Para submeter uma proposta à avaliação, as normas listadas em nosso site devem ser observadas. Todos os textos devem ser submetidos pelo sistema OJS (Open Journal Systems) do site da revista. Os artigos passarão pela avaliação de pareceristas ad hoc e Comissão Editorial, com integrantes do Brasil e do exterior, em sistema de avaliação dupla sem identificação de autoria.



Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia