Apresentação

Autores

  • Anelise Corseuil UFSC
  • João Guilherme Reis Barone PUC-RS
  • Laura Loguercio Cánepa UAM
  • André Piero Gatti FAAP
  • Alexandre Figueirôa Universidade Católica de Pernambuco
  • Rubens Machado Jr USP

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v1n1.266

Resumo

A SOCINE tem o prazer de lançar o número 1 de Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e do Audiovisual, publicação on-line semestral . Rebeca reúne artigos, entrevistas, resenhas e textos criativos em cinco seções: Dossiê, Temas Livres, Entrevistas, Fora de Quadro e Resenhas e Traduções. Nesta primeira edição, o Dossiê reúne artigos sobre o cinema na primeira década dos anos 2000. Na seção de Temas Livres os artigos reunidos discutem questões sobre o audiovisual, o cinema nacional e o cinema estrangeiro a partir de variados recortes teóricos e analíticos. A seção de entrevistas apresenta a entrevista concedida por Gustavo Dahl a Arthur Autran, intitulada “Gustavo Dahl: ideário de uma trajetória no cinema brasileiro”. Gustavo Dahl (1938-2011) . Na seção Resenhas e Traduções os seguintes livros são analisados Salve o cinema II, organizado por Fabio Henrique Nunes e Taiza Mara Rauen; Viagem ao cinema silencioso, organizado por Samuel Paiva e Sheila Schvarzman; e Brasil-México: aproximações cinematográficas, organizado por Tunico Amancio e Marina Cavalcanti. Na seção Fora de Quadro buscamos a diversificação de um outro olhar sobre o cinema, apresentando aqui os trabalhos de Vinicius Dantas “Brasil”, Tiago Mata Machado e Francis Vogner dos Reis “Meditações sobre as ruínas: uma conversa sobre o cinema brasileiro hoje (Os Residentes)”, Jaguar “Festival do cinema brasileiro”, Gabriela Wondracek Linck “O não dito [ O Desprezo e Filme Socialismo, de Godard]”, Aírton Paschoa “ Match Point e o jogo dos gêneros (ou o papelão das artes)” e Fabrício Corsaletti “Plano”. O volume apresenta-se assim como mais um canal de publicações, debates e circulação de ideias, como um novo espaço aos Estudos de Cinema e do Audiovisual em suas várias vertentes. Desejamos a todos uma boa e produtiva leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Corseuil, UFSC

Possui graduação em Licenciatura em Letras/Inglês e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985); mestrado em Literaturas de Língua Inglesa, Eastern Michigan University (1987); doutorado em Literaturas em Língua Inglesa, Wayne State University (1992); e pós-doutorado no Departamento de Televisão, Teatro e Cinema da Universidade de Glasgow, 2000. É professora associada na Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras desde 1993; membro do Colegiado do Curso de Pós-Graudação em Letras/Inglês. É Editora-Chefe da Revista Ilha do Desterro desde 1994 (UFSC) e da Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, REBECA, e coordenou o Projeto de Cooperação Internacional Interdisciplinaridade em Literatura e Cinema CAPES/FIPSE de 2002 a 2009. Foi Vice-Presidente da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) e da ABRAPUI, Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês. Atua nas seguintes áreas de ensino e pesquisa: teoria literária, estudos culturais, estudos de cinema (documentário, filme histórico e adaptação). É pesquisadora 2 do CNPq.

João Guilherme Reis Barone, PUC-RS

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (2005); Mestre em Comunicacción e Indústrias Audiovisuales En El Espacio Iberoamericano - Universidad Internacional de Andalucía, Huelva, Espanha (1999); Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela FAMECOS-PUCRS (1979). Diretor da Faculdade de Comunicação Social, FAMECOS/PUCRS, desde dezembro de 2012, da qual é Professor Titular. Lecionou disciplinas de cinema e audiovisual, foi coordenador e um dos criadores do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, TECCINE. Professor do PPGCOM da FAMECOS-PUCRS, com pesquisa sobre o cinema brasileiro contemporâneo e orientações de Mestrado e Doutorado. Tem produção bibliográfica relacionada a cinema e indústria audiovisual, com ênfase em tecnologia, políticas e mercado. Atua em projeto de pesquisa sobre plataformas digitais de distribuição audiovisual. Documentarista, roteirista e diretor de cinema e televisão.

Laura Loguercio Cánepa, UAM

Laura Loguercio Cánepa é jornalista e pesquisadora de cinema. É Doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-UFRGS (1996). Concluiu em 2014 Pós-Doutorado no Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA-USP. Atualmente, atua como Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Foi co-editora da Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, da SOCINE. Lidera o Grupo de Pesquisa Formas e Imagens na Comunicação Contemporânea e é membro do Grupo de Pesquisa História da Experimentação no Cinema e na Crítica.

André Piero Gatti, FAAP

Graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras Tibiriçá, tendo iniciado o curso na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Isto após estudar um ano no curso de Engenharia Eletrônica na Universidade Tecnológica do Amazonas (UTAM), onde entrei em segundo lugar no seu vestibular, entre mais de oitocentos candidatos. Depois, desenvolvi atividades de politica cultural no movimento cineclubista brasileiro( 1984 - 1993). Em, 1994, entrei no mestrado em Imagem e Som da Escola de Comunicações e Artes (ECA), no departamento de Cinema , Rádio e Televisão (CTR) da Universidade de São Paulo (USP) . Depois, fiz o curso de doutorado no Instituto de Artes (IA), no departamento de Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Estágio pós - doutoral na Universidade Anhembi-Morumbi, onde, também, fui professor do programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (2009 - 2011). Atualmente atuo como professor titular de História do Cinema Brasileiro da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), ocupo esta posição desde 2001. Também, lecionei esta disciplina, durante anos, no curso de cinema da Universidade Anhembi Morumbi( 2005 - 2010) . Tenho atuado como convidado no Curso Acadêmico da Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo. Profissionalmente, tenho experiência na área de artes, cinema e audiovisual. No âmbito da pesquisa venho atuando principalmente nos seguintes temas: cinema brasileiro, comercialização cinematográfica, Embrafilme, Riofilme, Globo Filmes, filmes de longa-metragem e exibição cinematográfica e exibição digital (2D, 3D e 4D), distribuição comercial de filmes, distribuição digital de filmes para circuitos comerciais de exibição, agentes integradores, Ancine, Políticas Cinematográficas, Gustavo Dahl , Congresso de Cinema Brasileiro.

Alexandre Figueirôa, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1984), Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990), Doutorado em Études Cinématographiques et Audiovisuels - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1999) e pós-doutorado no Department of Film, Theatre & Television - University of Reading (2015-2016). Atualmente é professor adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco e coordenador e professor da Especialização em Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco. Integrante da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom e líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área do Jornalismo Cultural e Artes, com ênfase em Crítica Cinematográfica e Crítica Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: história do cinema, cinema brasileiro, cinema pernambucano, televisão e teatro.

Rubens Machado Jr, USP

Livre-Docente em Teoria e História do Cinema no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Usp (1982), mestrado em Cinema Tv e Rádio pela Escola de Comunicações e Artes da Usp (1989) e doutorado em Cinema Tv e Rádio pela Escola de Comunicações e Artes da Usp (1997). Foi pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole - CEBRAP. Vice-Presidente do Conselho de Orientação Artística do MIS-SP (2009-2011). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema brasileiro, análise de filmes, história do cinema, história da crítica, vanguardas artísticas, estética do cinema, relação arte cinema, representação do espaço urbano, cinema experimental, Super-8.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Editorial