Edgar Pêra desenha ambientes documentados

Autores

  • Ana Isabel Soares Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v3n2.328

Resumo

A filmografia documental de Edgar Pêra (1960- ) tem vindo a consubstanciar-se na afirmação de um olhar experimental, que ao mesmo tempo regista, recria e presentifica tópicos relacionados com a cultura de Portugal. A partir do conceito de stimmung (Gumbrecht, 2012), propõem-se linhas de leitura no sentido de entender dois desses documentários – A Cidade de Cassiano (1991) e Movimentos Perpétuos – Cine-Tributo a Carlos Paredes (2006) – como obras que sugerem um stimmung próprio da cultura portuguesa. Ao mesmo tempo, afirma-se a filiação assumida por estes documentários (e, com grande probabilidade, de toda a filmografia do realizador) na história do cinema português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Isabel Soares, Universidade do Algarve

Doutorada em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa e Professora na Universidade do Algarve. Desenvolveu pós-doutoramento sobre poesia e cinema documental português, no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras de Lisboa. É membro integrado do CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação. É membro fundador e foi a primeira presidente da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Desempenhou nos últimos anos funções no Ministério da Educação e Ciência (Portugal) e no Camões - Instituto de Cooperação e da Língua.

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Dossiê