Uma pausa para o cigarro: as interações com o cigarro no Spaghetti Western de Sergio Leone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n2.508

Palavras-chave:

Spaghetti Western, Sergio Leone, Silêncio, Cigarro.

Resumo

O silêncio no cinema possui diferentes nuances e peculiaridades o que o torna uma estrutura de difícil padronização. Seus potenciais semântico e dramático, entre outras características, permitem que a presença da imagem seja reforçada e elementos como o cigarro – o qual interessa a esta pesquisa – sejam sublinhados na estrutura narrativa. Em sua história, o cinema apropriou-se da imagem do cigarro construída pela publicidade e utilizou-a para compor seus diferentes personagens. Sergio Leone, um dos percursores do Spaghetti Western, foi um dos diretores que construiu seu cinema utilizando as interações de seus personagens com o cigarro através do silêncio cinematográfico, porém observa-se também a produção de subjetividades como resultados dessas interações. Nesse contexto, esta pesquisa busca discutir a presença do cigarro (cigarrilha) nos personagens do diretor e identificar a produção de significados, sentimentos e sensações a partir das interações comentadas. Esta análise utiliza os filmes da Trilogia dos Dólares de Leone:Por um Punhado de Dólares(1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito(1966).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delson de Matos Gomes, Universidade Anhembi-Morumbi

Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi-Morumbi (São Paulo, SP), leciona nos cursos (graduação) de Cinema, Publicidade e Design da Unimonte (Santos, SP). Sua dissertação foi sobre o Silêncio nos Westerns dos diretores Sergio Leone e Clint Eastwood e atualmente estuda o Cinema Catástrofe no doutorado.

Luiz Antonio Vadico, Universidade Anhembi-Morumbi

Licenciado e Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Anhembi Morumbi. Supervisor do Centro de Estudos do Audiovisual (UAM). Professor de Comunicação, Estética e Cultura de Massa no curso de Extensão em TV para a Televisão Pública de Angola (TPA), em Luanda, Angola. Membro do Conselho Editorial da Revista Interatividade. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Consultor e parecerista. Escritor e poeta. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, estética do audiovisual, narratividade, cinema e religião, teologia e cinema, televisão e religião, arte e comportamento.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Temáticas Livres