Encenações do extracampo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n2.536

Palavras-chave:

extracampo, Bonitzer, realismo

Resumo

No livro que esta resenha apresenta, Pascal Bonitzerinvestiga as características e funções particulares do primeiro-plano, da profundidade de campo e daquilo que chama de extracampo (hors-champ). É no que está fora de quadro, espaço para o qual o cinema aponta mas não mostra, que se realiza seu decisivo jogo: a mobilização do olhar. Não se trata de apenas ampliar o espaço do filme para um espaço contíguo e oculto (campo sobre o qual o espectador estaria cego) mas de invocar, através de distintas maneiras, tudo o que não é elemento visível (e audível) no filme, para que faça parte da imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Piazera Zacchi, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Resenhas, Críticas e Traduções