Funk Staden: Atualidade do gesto antropofágico

Autores

  • greice cohn Colegio Pedro II ufrj
  • anita leandro ECO/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v8n1.550

Palavras-chave:

videoinstalação, pedagogia da arte, antropofagia, arte contemporânea.

Resumo

Em 2012, quando o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro, abrigava a exposição Até que a rua nos separe, dos artistas Dias & Riedweg, um grupo de estudantes do ensino médio visitou o evento. Entre as instalações da exposição, Funk Staden (2007) chamou particularmente a atenção dos alunos pela forma como ela atualizava o tema ancestral da antropofagia, inscrito, desta vez, de maneira ao mesmo tempo lúdica, sensual e violenta, na cultura funk das favelas cariocas. Analisaremos aqui essa obra participativa, com grande potencial pedagógico, e sua reverberação nos trabalhos autorais dos alunos, produzidos a partir desse encontro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

greice cohn, Colegio Pedro II ufrj

Doutora em Educação, UFRJ, 2016. Pedagogias da videoarte: a experiência do encontro de estudantes do Colégio Pedro II com obras contemporâneas. Mestra em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde, NUTES/UFRJ, 2004: “O construtivismo da montagem godardiana e da videoinstalação – uma investigação teórico-prática para o ensino da arte”. Graduada em Licenciatura em Educação Artística, EBA/UFRJ,1985. Professora Titular Aposentada de Artes Visuais do Colégio Pedro II, 1994-2018. Coord. Pedagógica do Pólo Arte na Escola/UFRJ, 2007-2011.

anita leandro, ECO/UFRJ

Anita Leandro é professora e pesquisadora da ECO/UFRJ, com mestrado e doutorado em cinema na Université Paris 3. Foi professora do Nutes-UFRJ, onde ajudou a criar o Banco de Imagens da Saúde. Na Université Bordeaux 3, coordenou o master profissional Réalisation de Documentaires et Valorisation des Archives. Autora de diversos textos sobre cinema e de documentários, entre eles, Retratos de identificação (2014, 73 min), premiado no Brasil e na Europa.

Downloads

Publicado

2019-11-08

Edição

Seção

Temáticas Livres