Omnibus Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v8n1.618

Palavras-chave:

Audiovisual Escolar, Cultura Visual, remix, conflitos urbanos

Resumo

Este trabalho é uma parte reeditada de uma artografia que analisou audiovisuais
realizados, entre 1993 e 2014, por escolas do estado do Rio de Janeiro. Desempenhando, simultaneamente, os papeis de artista (A), pesquisadora (“R” do Inglês researcher) e professora (“T” do Inglês teacher), a autora adotou a montagem, a partir dos escritos de Georges Didi‐Huberman, e o remix, como abordagens videográficas para o audiovisual escolar, constituindo, assim, o que Catherine Grant caracteriza como uma análise do objeto da pesquisa em sua
própria imanência. O vídeo “Omnibus Escolar”1 resulta de um processo de engajamento material, no qual sentidos são produzidos por meio de uma seleção e (re)organização de trechos de audiovisuais escolares, em função de afetos pessoais e pela associação dialética de três conflitos da vida na cidade e do espaço escolar urbano, presentes nos “planos‐escolares”: violência, drogas e corrupção. Compreendendo os vídeos estudados como artefatos culturais,
sempre em relação com a Cultura Visual, o remix, ora publicado, inclui um “plano‐extra”, produzido por um telejornal no ano de 2019. A ética hacker norteou o trabalho, que utiliza fragmentos audiovisuais sem citar seus títulos e autores, de forma a compartilhar conhecimentos sobre questões polêmicas, sem comprometer educadores, estudantes e instituições e sem pretender encerrar uma visão sobre os temas apresentados. Ao contrário, a montagem de "Omnibus Escolar” almeja pensar e permitir que se imaginem outras relações “com” e “a partir” de suas imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Moreira de Azevedo Porto Gonçalves, PUC-Rio/Doutora (egressa em 2019)

Mídia-educadora, com doutorado e mestrado em Educação, pela PUC-Rio, e bacharelado em Comunicação Social - Cinema & Vídeo, pela UFF. 

Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Mídias (Grupem/PUC-Rio), desde 2011. Pesquisa e publica
sobre: cinema infanto-juvenil, mídias e educação, cineclubismo e audiovisual escolar. Produz e coordena eventos e projetos culturais, bem como ministra cursos e oficinas. Desde 2014, orienta estudantes do Ensino Fundamental II, da escola Oga Mitá, na realização de projetos de mídia escrita e audiovisual.

Downloads

Publicado

2019-11-08

Edição

Seção

Fora de Quadro