Efeitos performativos na (des)construção de discursos de gênero e sexualidade no filme O céu sobre os ombros: uma análise a partir da direção de fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n1.688

Palavras-chave:

Gênero e sexualidade, Discurso cinematográfico, Direção de fotografia, O céu sobre os ombros.

Resumo

Este artigo busca entender como discursos de gênero e sexualidade podem ser estabelecidos através da linguagem cinematográfica – especificamente a direção de fotografia – no filme brasileiro O céu sobre os ombros (Sérgio Borges, 2010), um híbrido que opera com procedimentos da ficção e do documentário. Propomos, desta forma, articular os efeitos de real construídos e tensionados pela linguagem, estabelecidos pela direção de fotografia, em diálogo com as noções de gênero e sexualidade presentes no filme. Para desenvolver e sustentar esta análise, nos apropriamos dos conceitos de dispositivo de sexualidade de Michel Foucault e de performatividade de gênero de Judith Butler, enquanto ferramentas teóricas e categorias analíticas, que nos possibilitam investigar como a fotografia cinematográfica atua construindo discursos que operam entre capturas e resistências em relação às questões de gênero e sexualidade encenadas no filme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnes Cristine Souza Vilseki, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Bacharela em Cinema e Vídeo pela UNESPAR, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Jamil Cabral Sierra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor adjunto no Departamento de Planejamento e Administração Escolar - DEPLAE e Professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

Downloads

Publicado

2021-08-20

Edição

Seção

Dossiê