Um sopro de cura: fruição estética e afetação em corpos audiovisuais para cuidar de traumas coloniais

Autores

  • Thiago Henrique Ribeiro dos Santos ESPM-SP
  • Milene Migliano ESPM-SP, UNIP, UFRB

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v9n2.707

Resumo

Arriscamo-nos em uma submetodologia indisciplinada para produzir uma cartografia do “fazer sentir”, a partir de práticas de etnografia digital. No contato com fragmentos de narrativas que nos afetaram ao experienciarmos uma nova maneira de compartilhar cinema, abordamos o experimento Festival Impossível, Curadoria Provisória (CachoeiraDoc, 2020). A experiência de fruição estética de um festival de cinema documentário, como era vivida antes - em contato e fricção com Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano, suas ruínas, histórias, contradições e o contexto da comunidade acadêmica da UFRB -, diante da condição pandêmica, precisou ser reelaborada. Com as possibilidades técnicas disponíveis, o evento se constituiu, para nós, como um experimento-festival capaz de continuar sua trajetória de produção decolonial, interseccional e transgressora das normas vigentes. Consolidou-se também como mobilizador de corpos audiovisuais cuirs, capaz de instaurar processos de cura de traumas sociais, coletivos e individuais, estruturados e mantidos pela modernidade/colonialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Ribeiro dos Santos, ESPM-SP

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP), especialista em Jornalismo Cultural (PUC-SP) e membro do Grupo de Pesquisa CNPq Juvenália (Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo).

Milene Migliano, ESPM-SP, UNIP, UFRB

Pós-doutoranda e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero em comunicação e consumo do PPGCOM-ESPM, Professora de Publicidade e Propaganda e pesquisadora do grupo URBESOM, na UNIP-SP, pesquisadora do Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes - UFRB, pesquisadora associada no GT Infâncias e Juventudes da CLACSO. 

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Dossiê