Após a perda do mundo

Gosto de Cereja e as condições de emergência do cinema contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n1.918

Palavras-chave:

Kiarostami, Cinema da lentidão, Maneirismo, Cinema contemporâneo

Resumo

Partindo de uma cena de Gosto de cereja (1997), de Abbas Kiarostami, este artigo pretende elaborar algumas hipóteses acerca das condições de emergência do cinema contemporâneo (pós-1980). Para isso, primeiro desenvolveremos o conceito de ‘ruptura do homem e do mundo’, elaborado por Gilles Deleuze em Cinema 2 – A Imagem-Tempo. Em seguida, recuperaremos a noção de ‘maneirismo’ cinematográfico, desenvolvida nos anos 1980 por Serge Daney e outros autores, para mostrar como, nesse contexto, o problema identificado por Deleuze encontra um novo ponto de esgotamento. Por fim, tornaremos ao filme de Kiarostami para notar a resposta do cinema minimalista ou da lentidão frente à ‘perda do mundo’.

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Biografia do Autor

Eduardo Brandão Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Artes da Cena pela UFRJ e bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

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Publicado

2023-07-30

Edição

Seção

Temáticas Livres