Leviathan e a etnografia sensorial
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n1.927Palavras-chave:
Cinema contemporâneo, Etnografia Sensorial, Cinema de Vanguarda, DocumentárioResumo
Este artigo tem como objetivo o estudo da produção do Sensory Ethnography Lab (Laboratório de Etnografia Sensorial) da Universidade de Harvard, tomando como objeto à análise fílmica o longa-metragem Leviathan (2012), dirigido por Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel. Esta investigação também irá abordar especificidades do filme etnográfico, do documentário observativo e do cinema de vanguarda, considerando que importantes características técno-estéticas do cinema contemporâneo serão destacadas.
Downloads
Referências
BARBASH, Ilisa; CASTAING-TAYLOR, Lucien. Cross-Cultural Filmmaking – A Handbook for Making Documentary and Ethnographic Films and Videos. Los Angeles: University of California Press, 1997.
BRENEZ, Nicole. Top Ten 2013 by Redacteurs, Co-Editors, and Editor-In-Chief. La Furia Umana, v. 18, 2013. Disponível em: http://www.lafuriaumana.it/index.php/29-archive/lfu- 17/77-2013-top-ten-films-lists. Acesso em: 25 fev. 2023.
CASTAING-TAYLOR, Lucien. Iconophobia – How anthropology lost it at the movies. Transition, n. 69, p. 64-88, 1996.
COMOLLI, Jean-Louis. O desvio pelo direto. In: 14º Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema. Tradução: Pedro Maciel Guimarães. Belo Horizonte: Associação Filmes de Quintal, 2010a, p. 294-317.
______. Imagens de arquivos: imbricamento de olhares. Entrevista com Sylvie Lindeperg. In: 14º Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema. Tradução: Pedro Maciel Guimarães. Belo Horizonte: Associação Filmes de Quintal, 2010b, p. 318-345.
COOK, Adam. Heavy Metal: An Interview with “Leviathan” Co-Director Véréna Paravel. Mubi, London, 28 Aug. 2012. Disponível em: https://mubi.com/notebook/posts/heavy- metal-an-interview-with-leviathan-co-director-verena-paravel. Acesso em: 27 fev. 2023.
DOWELL, Pat. ‘Leviathan’: The Fishing Life, From 360 Degrees. NPR, 16 mar. 2013. Disponível em: http://www.npr.org/2013/03/16/174404938/leviathan-the-fishing-life-from- 360-degrees. Acesso em: 25 fev. 2023.
ELSAESSER, Thomas. Cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018a.
______. Teoria do cinema: Uma introdução através dos sentidos. Campinas: Papirus, 2018b.
FAZIO, Giovanni. In the ethnographic realm of the senses: An interview with Verena Paravel and Lucien Castaing-Taylor. The Japan Times, Tokyo, 20 ago. 2014. Disponível em: https://www.japantimes.co.jp/culture/2014/08/20/films/ethnographic-realm-senses-interview-verena-paravel-lucien-castaing-taylor/. Acesso em: 26 fev. 2023.
FULCHIGNONI, Enrico. Jean Rouch with Enrico Fulchignoni. Ciné-Anthropology. In: Steven Feld (Dir.). Ciné-ethnography – Jean Rouch. London & Minneapolis : University of Minnesota Press, 2003, p. 147 – 187.
LEVIATHAN. Direção: Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel. EUA: 2012 (87 min), widescreen, color.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MACDONALD, Scott. Conversations on the avant-doc: Scott MacDonald interviews. Framework: The Journal of Cinema and Media, v. 54, n. 2, p. 259-330, outono 2013.
______. Avant-Doc: Intersections of Documentary and Avant-Garde Cinema. Nova York: Oxford University Press, 2014.
MEAD, Margaret. Visual Anthropology in a Discipline of Words. In: HOCKINGS, Paul (Ed.). Principles of Visual Anthropology. 3. ed. Nova York: Mouton de Gruyter, 2003 [1975].
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2009.
PEÑA, Richard. Sensory Ethnography Lab de Harvard e o novo cinema antropológico. Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://ims.com.br/ims/visite/mostra/sensory-ethnography-lab. Acesso em: 26 fev. 2023.
ROUCH, Jean. Le film ethnographique. In: POIRIER, Léon (Org.). Ethnologie générale. Paris: Gallimard, 1968. p. 429-471.
SAUNDERS, Dave. Direct Cinema: Observational Documentary and the Politics of the Sixties. Londres: Wallflower Press, 2007.
SOBCHACK, Vivian. The Address of the Eye: a phenomenology of film experience. Princeton: Princeton University Press, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas de Castro Murari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.