Prazo prorrogado - chamada para o Dossiê "50 anos de Iracema, uma transa amazônica: contradiscursos, reinvenções estéticas e estilísticas no cinema brasileiro".

2024-06-18

Na história do cinema brasileiro, por circunstâncias diversas, alguns filmes tornam-se referências emblemáticas de uma época e/ou são redescobertos conforme o tempo passa. No caso de Iracema, uma transa amazônica, que em 2024 completa 50 anos, é possível dizer que ambas as situações são totalmente pertinentes. E mais: este híbrido de documentário e ficção, codirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna, que acumulou censura e prêmios em sua trajetória, continua tendo uma atualidade espantosa.

Filmado em um território de segurança nacional controlado pelos militares, a obra denuncia a ilusão ufanista que era emblema da propaganda oficial do regime, produzindo  imagens de uma experiência até então desconhecida pela maioria dos brasileiros. Sua ousadia temática, as escolhas estéticas e estilísticas, a capacidade de extrair o que há de mais pungente de seus personagens, e como confrontou o que se apresentava como “milagre econômico brasileiro” instiga diálogos e suscita reflexões até hoje, especialmente pela relevância que a Amazônia tem para sobrevivência do planeta.

Considerando, portanto, o legado de Iracema, uma transa amazônica, inclusive sobre a filmografia de seus diretores, esse dossiê propõe uma homenagem a esta obra emblemática do cinema brasileiro. Por este caminho, Rebeca espera contribuições que se  pautem não só pelas múltiplas possibilidades de leituras e/ou evocações e/ou confrontos e/ou quaisquer outros significativos olhares que esse produto fílmico provoca, como textos que se debrucem sobre tantas outras obras que caminham no contra fluxo da história  oficial, em diálogo (ou inspirados) por Iracema. Lembrando Benjamin: “Nunca há um documento da cultura que não seja, ao mesmo tempo, um documento da barbárie” (2005,  apud Löwy, p. 70).

Editora e editores convidados:

Alex Ferreira Damasceno – Universidade Federal do Pará, Brasil

Denise Tavares – Universidade Federal Fluminense, Brasil

Jamer Guterres de Mello - Universidade Anhembi Morumbi, Brasil

Referência:

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: LÖWY, Michael. Walter Benjamin:  aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005.

 

Prazo final de submissões: 08/07/2024

Publicação: Rebeca 26 (v. 13, n. 2, jul./dez., 2024)