Imagens do Sul: o documentário contemporâneo na Argentina e Brasil

Autores

  • Ana Amado Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires
  • Maria Dora Genis Mourão USP

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v2n2.308

Resumo

Partindo do encontro (ou desencontro) entre o subjetivo e o público, articulação comum em boa parte da produção documental, propomos refletir sobre filmes argentinos e brasileiros que focalizam passagens da História de forte impacto coletivo e, por isso, capazes de produzir mudanças nas subjetividades. O recorte temático e conceitual se dará no eixo da História e da memória com foco no institucional e político, expressados desde o cotidiano e da experiência de indivíduos. Nos filmes abordados personagens singulares interrogam o passado de maneira pessoal. A montagem ressignifica essas imagens no tempo presente e certifica esse recurso como uma das artes temporais que o documentário aperfeiçoou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Amado, Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires

PhD em literatura pela Universidade de Leiden e Licenciada em Ciências Políticas, é professora titular de Teoria e Critica Cinematográfica da Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires. É professora visitante da Duke University e da Princeton University nos Estados Unidos, Universidad ARCIS em Santiago do Chile e na Universidad Nacional Autónoma do México. Obteve a Guggenheim Fellowship. É autora de La imagen Justa. Cine argentino y política e co-autora de Lazos de família. Herencias, cuerpos, ficciones e Espacio para la Igualdad. El ABC de un periodismo no sexista.

Maria Dora Genis Mourão, USP

Professora Titular do Departamento de Cinema, Radio e TV da ECA/USP. Pós-Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS, Paris. Ensina teoria e prática da montagem tendo montado diversos filmes, entre eles os documentários "São Paulo, Sinfonia e Cacofonia" de Jean Claude Bernardet e “São Paulo Cinemacidade” de Aloysio Raulino. É co-autora do livro Cinema e Montagem, co-organizadora do livro Cinema do Real, é também uma das organizadoras do Catalogo Jean Claude Bernardet, uma homenagem; é corresponsável pela organização editorial do Catalogo/Livro Chris Marker, bricoleur multimídia e do Catalogo/Livro Harun Farocki e a política do olhar. É Presidente do Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et Télévision.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Dossiê