Frente a frente com os irmãos Lumière, Griffith e Godard – A pedagogia que relaciona técnica e arte na edição e montagem audiovisual em sala de aula.

Autores

  • Vinicius Augusto Carvalho ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING - RJ
  • Marcela Amaral

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n1.515

Palavras-chave:

Edição, montagem, pedagogia, audiovisual.

Resumo

Este artigo compartilha a aplicação de duas didáticas de ensino realizadas na disciplina de “Edição e Montagem”, com alunos de graduação do curso de Cinema e Audiovisual. A pedagogia utilizada nas atividades visa a estimular uma convergência entre o criar e o fazer associados aos produtos imagético-sonoros e suscitar discussões acerca das vertentes tecnológicas e artísticas adotadas na realização das atividades. O resultado dos exercícios foi relevante em diversos aspectos, dos quais destacaram-se o engajamento dos estudantes e as experimentações colocadas em prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Augusto Carvalho, ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING - RJ

Jornalista e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro. Mestre em gestão da economia criativa e especialista em TV digital, radiodifusão e novas mídias de comunicação eletrônica. Hoje, coordena o Portal de Jornalismo da ESPM-Rio e trabalha com montagem audiovisual como freelancer.

Marcela Amaral

Doutora em Artes pela UERJ, atuou como professora em diversas universidades e cursos, como UFF, Estácio, Darcy Ribeiro, entre outros; dando aula para graduação e pós-graduação. Atua também como Diretora em cinema e televisão, atualmente trabalhando como Diretora de Programas da Rio TV Câmara. Seus temas de interesse são: Direção cinematográfica, realismo fílmico, mise-en-scène, Primeiro Cinema, efeitos visuais e montagem.

Downloads

Publicado

2019-02-16

Edição

Seção

Dossiê