Curadoria e cinefilia em salas universitárias: o Cine UFPel e o cinema brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v9n1.610

Palavras-chave:

salas de cinema universitárias, cinefilia, curadoria

Resumo

Este trabalho visa examinar a difusão da cinefilia nas salas de cinema universitárias. Para tal, a delimitação está na curadoria no Cine UFPel, e nos longas-metragens brasileiros exibidos entre os anos de 2015 e 2018. A pesquisa contempla a perspectiva do cineclubismo, da cultura da cinefilia proposta por Baecque (2010) e das estratégias curatoriais sugeridas por Langie (2017). A promoção de múltiplas leituras a partir do cinema brasileiro, ao final, sugere um movimento de resistência da arte no atual contexto sócio-político.

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Biografia do Autor

Maurício Vassali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Ivonete Pinto, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Associada dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP/ECA). 

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Publicado

2020-08-09

Edição

Seção

Dossiê