O domínio experimental no jogo do ator cinematográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v9n1.644

Palavras-chave:

atores de cinema, cinema experimental, história e estética do cinema

Resumo

O artigo propõe um inventário inicial de modos de aparecimento do ator experimental no cinema, circunscrevendo sua pertinência histórica e metodológica para, em seguida, propor uma taxonomia de figurações desse ator que foge do escopo do ator naturalista. Propõe-se estender a terminologia já usada para descrever um tipo de cinema que fuja das exigências econômicas e estéticas dominantes para registros de atuação que podem ser encontrados não apenas em filmes experimentais, mais também dentro de universos estéticos narrativos e figurativos tradicionais. 

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Biografia do Autor

Sandro de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Docente no Curso de Cinema e Audiovisual da Univesidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em Multimeios pela Unicamp (Universidade de Campinas).

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Publicado

2020-08-09

Edição

Seção

Temáticas Livres