Estética do cotidiano no cinema brasileiro dos anos 2010

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n1.940

Palavras-chave:

Cotidiano, Cinema brasileiro anos 2010, Documentário brasileiro, Lefebvre, Henri

Resumo

O artigo investiga a emergência do cotidiano como tópos privilegiado no cinema brasileiro dos anos 2010. A partir da análise dos filmes Avenida Brasília Formosa (2010), O céu sobre os ombros (2010), A vizinhança do tigre (2014) e Baronesa (2017), discutimos como o cotidiano serviu como uma estratégia de aproximação da realidade, permitindo aos cineastas registrar indivíduos para além de marcadores sociais estigmatizantes. A discussão é informada pela obra Henri Lefebvre, para quem a categoria de cotidiano, ao oferecer um olhar sobre a totalidade da vida, era capaz de revelar contradições da realidade social. Nossa hipótese é de que o cotidiano despontou como uma resposta ao esgotamento do formato da entrevista, que predominara no documentário brasileiro até a década anterior.

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Biografia do Autor

Calac Nogueira, University of Washington

Doutorando pela University of Washington com bolsa da CAPES-Fulbright. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP). Seattle, WA, Estados Unidos.

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Publicado

2023-07-30 — Atualizado em 2023-07-31

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