“ROCINHA 77” VS “VIDA NOVA SEM FAVELA” Uma leitura ética da tradição dos “documentários de favela”
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v3n1.90Keywords:
Documentário, Favela, Axiografia, Ética, VouyerismoAbstract
: Trata-se uma leitura axiográfica de dois documentários brasileiros de diferentes épocas, estilos e modos de produção. A Axiografia é uma disciplina proposta pelo teórico americano Bill Nichols, É uma comparação entre as escolhas estéticas, tais como o enquadramento, ou a narração, e suas implicações éticas. Analisaremos “Vida Nova na Favela” (1971), produção da Agência Nacional, escolhido como exemplo do filme institucional, associado a uma vertente clássica do documentário e um exemplo da ideologia “remocionista” em relação à favela, orientada a direita do espectro político de seu tempo. Em contraponto, teremos “Rocinha 77” (1977) de Sérgio Péo, exemplo de uma estética mais experimental, produção independente que assume uma ideologia totalmente contrária a remoção das favelas, orientada a esquerda, a favor da valorização estética urbanístico arquitetônica da favela. A questão principal é: que sistemas axiográficos estão contidos nesses dois filmes e como eles se contrapõem?Downloads
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