A educação proibida. A narrativa que destrói o passado da escola para construir um “paradigma educacional inovador”
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n1.385Mots-clés :
paradigma educacional, invação pedagógica, escola tradicionalRésumé
Trata-se de resenha crítica ao filme "A educação proibida", filme documentário dirigido por German Doin e Verónica Guzzo e com Produção da Asociación Civil Redes de Pares/ Reevo. O filme apresenta, paralelamente, duas narrativas que se intercalam. A primeira apresenta uma situação de confronto entre alunos e a educação por eles recebida em uma escola fictícia; outra, que conta com a análise documental de professores com temáticas educacionais inovadoras em diversos países. O interesse do documentário é fomentar a discussão da qualidade de ensino a partir da alteração de paradigmas educacionais. O filme apresenta uma proposição sobre o que deve ser considerado como boa escola na contemporaneidade e, para tanto, condena uma escola dita “tradicional”, construída como um mito na história da educação, esta que, pela inconsistência da análise apresentada, é o ponto fraco do documentário. Educação Proibida é um filme que tem boas intenções levando em conta à questão pedagógica, mas engana o seu público ao construir uma narrativa que condena totalmente o passado da escola.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2019-02-16
Numéro
Rubrique
Compte rendu et Traductions
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.