A escritura do som em sua inscrição na literatura e no cinema: o leitmotiv e o suspense em Rebecca
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v6n2.438Mots-clés :
cinema, literatura, Rebecca, somRésumé
Os estudos interartes viabilizam a apreensão dos signos contidos num locus intermediário que revela as nuances do diálogo entre as artes. A escritura do som na literatura permite o acesso daquilo que, embora não esteja contido no texto escrito, faz parte do caráter literário da obra e vem à tona no instante da recepção do texto. No cinema, essa escritura revela o alcance semântico da trilha sonora, em suas dimensões concreta e subjetiva, na composição das cenas. O presente estudo objetiva realizar uma análise do leitmotiv na formação do suspense em Rebecca, romance de Daphne Du Maurier, e em sua adaptação cinematográfica, de Alfred Hitchcock, propondo uma reflexão acerca do lugar do som no espaço romanesco e na arte cinematográfica.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.