Entrevista a Henrique Espírito Santo: o produtor do Cinema Novo português

Autores

  • Maria Raquel Paulo Rato Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v6n2.447

Palavras-chave:

Cinema Novo português, Produtor, História, cineclubismo português

Resumo

Esta entrevista tem como tema central o produtor Henrique Espírito Santo, uma das figuras incontornáveis do Cinema Novo português e da sua fase imediatamente subsequente, a fascinante época pós 25 de abril de 1974.

Henrique Espírito Santo nasceu em Queluz a 18 de novembro de 1931, é um produtor e diretor de produção de cinema português. Foi dirigente cineclubista no cineclube Imagem, crítico e articulista de cinema nas revistas Visor, Imagem, Atualidades, Seara Nova e em alguns jornais diários, entre 1954 e 1963. Professor na Escola de Cinema do Conservatório Nacional. Esteve no Centro Português de Cinema, onde foi o diretor de produção e fundou a Prole Filme.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Raquel Paulo Rato, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa

Depois de uma licenciatura em Cinema - Ramo de Realização e outra na área de Animação Sociocultural, terminou o mestrado na Universidade de Salamanca em Audiovisual e Publicidade. Obteve o grau de doutora em Cinéma et Audiovisuel pela Universidade de Paris 3 Sorbonne Nouvelle, especializada na direção de fotografia cinematográfica. É autora do livro “La Lumière dans le Cinéma: L’œuvre d’Acácio de Almeida comme directeur de la photographie”.Desde 2014 é investigadora integrada do IHC, Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi criadora e coordenadora do EI- HOCP (Estúdio de Investigação de História Oral do Cinema Português), inserido no IHC, no grupo de trabalho Cultura, Identidade e Poder. Site do projeto: https://raquelrato35.wixsite.com/ei-hocp

Downloads

Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

Entrevistas