“Selva de Imaginarios”, hibridação e convergência no documentário contemporâneo: o caso espanhol

Autores

  • Josep Maria Català Domènech Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona e professor de Comunicação Audiovisual na UAB.

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v6n1.476

Palavras-chave:

Documentário, complexidade, melodrama, tecnologia, novo realismo

Resumo

O documentário contemporâneo absorveu a energia das vanguardas artísticas em decadência diante do renovado interesse da arte pela realidade e se converteu em um laboratório estético onde se ensaiam novas dramaturgias da imagem. A complexidade visual contemporânea requer uma reconsideração profunda da linguagem cinematográfica que permita detectar novas formas de retórica visual relacionadas à tecnologia, Conceitos como epifania, imagem dialética e imagem-emoção são algumas das novas formações capazes de relacionar o objetivo e o subjetivo no coração de um cinema documental onde se desenvolve um novo realismo de caráter melodramático característico do estilo de alguns autores espanhóis. O cinema documental contemporâneo propõe, ainda, uma dramaturgia do conhecimento mediante uma reconsideração epistemológica do papel desempenhado pelo movimento nas imagens digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josep Maria Català Domènech, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona e professor de Comunicação Audiovisual na UAB.

Foi professor da Facultad de Ciencias de la Comunicación  na Universidad Autónoma de Guadalajara , México, e instrutor do Departamento de Cinema da San Francisco State University . Realizou obras para vários canais de televisão. Autor de La puesta en imágenes  (2001), La forma de lo real  (2008), Pasión y conocimiento: el nuevo realismo melodramático (2009), La imagen interfaz  (2010), El murmullo de las imágenes. Imaginación, documental y silencio  (2012), Estética del ensayo  (2014), La gran espiral. Capitalismo y paranoia  (2016) e Viaje al centro de las imágenes  (2017).

Publicado

2018-05-13

Edição

Seção

Dossiê