Processo de Avaliação

Os artigos encaminhados às seções Temáticas Livres e Dossiê devem atender rigorosamente aos critérios de submissão disponíveis na área de diretrizes para autores deste site.

Em análise preliminar da submissão a equipe editorial poderá recomendar adequações na formatação do manuscrito e/ou nos metadados de submissão, para posterior encaminhamento do texto ao processo de avaliação duplo-cego. Caso as solicitações da equipe editorial não forem atendidas pelos autores no prazo estipulado a submissão será arquivada, sem ônus ao envio de nova submissão.

As avaliações dos artigos submetidos às seções Temáticas Livre e Dossiê são realizadas por meio do processo duplo-cego de revisão por pares. Ou seja, todos os artigos que atendem às normas editoriais de submissão são enviados sem identificação a dois avaliadores e, eventualmente, a um terceiro para desempate de pareceres discordantes.

Os pareceristas da REBECA possuem doutorado, são membros do conselho editorial da revista ou consultores ad hoc selecionados de acordo com as afinidades temáticas dos artigos em avaliação.

As seções Resenhas e Traduções, Entrevistas e Fora de Quadro não possuem como pré-requisito a publicação de contribuições revisadas pelo processo duplo-cego. Entretendo, segundo orientação da comissão editorial, os textos podem ser encaminhados para avalição cega por pares de acordo com a afinidade temática da proposta em submissão.  

O processo de avaliação duplo-cega leva em média 90 dias e, caso aceitas, as contribuições apresentadas à Rebeca serão publicadas no prazo de até 1 ano.