O cinema de Larissa Sansour e a solução de um Estado no conflito Israel-Palestina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1094

Palavras-chave:

Larissa Sansour, Cinema palestino, Anticolonialismo, Ficção científica

Resumo

Este artigo busca compreender como a cineasta palestina Larissa Sansour mobiliza a luta anticolonialista palestina contra a ocupação sionista através da análise fílmica de Patrimônio Nacional (2013). Além de refletir a respeito das interações entre as imagens do filme dentro da própria narrativa, relacionamos a obra com as categorias violência, território, temporalidade e vestígios; entrevistas da cineasta sobre seu trabalho e a situação da Palestina; e com os recentes acontecimentos pós 7 de outubro de 2023. Além disso, investigamos como Sansour se apropria do gênero da ficção científica e seus tropos, como elementos constitutivos para criar um filme-manifesto baseado nas teorias decoloniais de autores como Achille Mbembe (2018), Ilan Pappé (2016) e Edward Said (2012), tensionando os conceitos e apontamentos deles junto à narrativa fílmica, principalmente os que se referem aos efeitos prolongados de processos de colonização como o estabelecido por Israel na Palestina desde 1948. Mais do que refletir sobre a colonização, entendemos que Larissa Sansour, através de Patrimonio Nacional, se estabelece como uma força anticolonial, endereçando uma contundente crítica ao sionismo e aos empreendimentos capitalistas que acompanham processos de colonialidade como este.

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Biografia do Autor

Karina Gomes Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mariana (MG). Brasil.  

Rodrigo Castro, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da  Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mariana (MG). Brasil.

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Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Dossiê