v. 13 n. 1 (2024): Rebeca 25

					Visualizar v. 13 n. 1 (2024): Rebeca 25

 

 

 

 

 

 

 

 

Dossiê Cinema e Colonialismo

Imagem: Manuel de San Martin | Acervo Instituto Moreira Salles 

Publicado: 2024-07-02

Editorial

  • Editorial

    Alex Ferreira Damasceno, Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim , Miriam de Souza Rossini, Morgana Gama de Lima, Márcio Zanetti Negrini
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1139

Apresentação do Dossiê

  • Cinema e Colonialismo

    Bárbara Bergamaschi Novaes, Bruna Carolina Carvalho, Michelle Sales , Victa de Carvalho Pereira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1140

Dossiê

  • Do mito oral ao mito audiovisual Uma análise da transposição como experiência narrativa de identidades regionais e subalternas

    Ana Karen Grünig
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1065
  • Ainda, uma situação colonial? Uma reflexão sobre a dependência estrutural do cinema brasileiro

    Noel dos Santos Carvalho, Jailson Ramos
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1102
  • Figuração e potências da trabalhadora doméstica no cinema brasileiro recente

    Romane Carrière
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1110
  • Branco sai, preto fica, disputa sonora Por uma escuta em diálogo com o Atlântico negro

    Maria Del-Vecchio Bogado
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1104
  • Arthur Omar, Trinh T. Minh-ha e as respostas à colonização da representação cinematográfica do “real”

    Rafael de Campos
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1097
  • Godard em Moçambique A procura de uma imagem da independência

    Karen Barros da Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1089
  • Um corpo-fílmico doente Subversão formal e potência de vida em E Agora? Lembra-me

    Lucas Camargo de Barros, Fabián Cevallos Vivar
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1088
  • Do canibalismo cósmico às (re)figurações coloniais da máquina-boca no filme O clube dos canibais

    José Laerton Santos da Silva , Daniel Meirinho
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1058
  • O cinema de Larissa Sansour e a solução de um Estado no conflito Israel-Palestina

    Karina Gomes Barbosa, Rodrigo Castro
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1094

Entrevistas

  • Narrativas decoloniais a emergência do Cinema Coletivo das Periferias de São Paulo

    Irislane Mendes, Wellington Amorim
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1080

Resenhas, Críticas e Traduções

  • O porão do mundo Re-encenação e sobrevivência em Pedro Costa

    Jens Andermann; Tradutora: Bruna Carolina Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1119
  • O Antropoceno nos nossos apartamentos Por uma Amazônia sensível em Emanuele Coccia

    Ribamar José de Oliveira Junior
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1112
  • As brancas nuvens não se desmancham no ar Uma visão antirracista do colonialismo digital

    Taynara Gregório Santos, Bruna Távora
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1111
  • Uma ecologia decolonial Pensando futuros emancipatórios em um navio-mundo capaz de reunir, escutar e celebrar os encontros

    Catarina Andrade
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1082

Fora de Quadro

  • Retrospectiva Sarah Maldoror Entre saberes e sabores indigestos

    Barbara Bergamaschi Novaes
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1144
  • Ozualdo Candeias, um cinema da miséria

    Beatriz Pôssa de Carvalho , Manoel Ricardo de Lima
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1122
  • Um épico de terror no cinema contemporâneo The Northman (2022) e a construção de atmosfera

    Luis Guilherme Comar Freza
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.937

Temáticas Livres

  • Trajetórias fugidias O espaço na busca pela memória no documentário

    Laís de Lorenço Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.967
  • As cores na cinematografia do filme No coração do mar Uma aquarela fotográfica

    Matheus Andrade, Aline de Caldas Costa
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.952
  • O maneirismo no cinema brasileiro contemporâneo

    Hermano Callou
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.960
  • Toda Nudez Será Castigada (Arnaldo Jabor, 1972) para além de Nelson Rodrigues um encontro com O Último Tango em Paris (Bernardo Bertolucci, 1972)

    Gabriel Marques Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.915
  • Mapeamento dos Cinemas Negros Brasileiros Uma análise quantitativa do campo entre os anos 2000 – 2020

    Márcio Brito Neto
    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.916

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1138