Os anos 1960 em revisão: um depoimento de Maurice Capovilla

Autores

  • Reinaldo Cardenuto FAAP

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v2n2.311

Resumo

Atuando principalmente como diretor e roteirista, Maurice Capovilla iniciou a sua trajetória com os documentários políticos Meninos do Tietê (1963) e Subterrâneos do futebol (1964). Em 1967, estreou na direção de longas-metragens com o filme Bebel, garota propaganda. Desde então, realizou inúmeras obras para cinema, a exemplo de O profeta da fome (1969), O jogo da vida (1977), Harmada (2003) e Nervos de aço (2011). Em sua passagem pela televisão, dirigiu para a rede Globo documentários como Bahia de todos os santos (1974), O último dia de Lampião (1975) e Os homens verdes da noite (1977). Para a Bandeirantes, realizou alguns telefilmes, dentre eles A mulher diaba (1980) e O boi misterioso e o vaqueiro menino (1980).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Cardenuto, FAAP

Reinaldo Cardenuto é doutorando em Meios e processos audiovisuais pela ECA-USP e professor de História do cinema na FAAP. Entre 2012 e 2013, publicou os artigos “Dramaturgia de avaliação: o teatro político dos anos 1970” (revista Estudos avançados, no76), “L’écriture de l histoire dans le cinéma de Leon Hirszman: un communiste face aux contradictions du mouvement ouvrier” (revista Cinémas d’Amérique Latine, no21) e “A sobrevida da dramaturgia comunista na televisão dos anos de 1970: o percurso de um realismo crítico em negociação” (capítulo do livro Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural).

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Entrevistas