Visões do excesso: o informe como afirmação do desconhecido no filme O enigma de outro mundo, de John Carpenter

Autores

  • Alexandre Rodrigues da Costa Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v6n2.402

Palavras-chave:

informe, obsceno, labirinto, heterogeneidade, desconhecido

Resumo

Este artigo analisa o filme O enigma de outro mundo(ENIGMA, 1982), de John Carpenter, com o propósito de perceber de que maneira o informe se insere nessa obra ao desarticular as estruturas de conhecimento e ao oferecer os corpos em uma perspectiva obscena. O informe possibilita entender como, no filme de John Carpenter, ocorrem não apenas processos de transformação que rompem com a distinção entre original e cópia, mas proliferações de corpos e identidades que se conjugam em labirintos, em excessos sem saída. 

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Biografia do Autor

Alexandre Rodrigues da Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997); mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), com a dissertação “A construção do silêncio: um estudo da obra poética de Orides Fontela”; e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com a tese “A transfiguração do olhar: um estudo das relações entre literatura e artes plásticas em Rainer Maria Rilke e Clarice Lispector”. Atualmente, é professor de educação superior da escola Guignard e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais, onde ministra disciplinas relacionadas à História da arte e desenvolve pesquisas sobre o cinema experimental

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Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

Temáticas Livres