A polifonia de efeitos sonoros no sound design de Alan Splet
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n2.509Palavras-chave:
Cinema, Sound design, Alan Splet, David LynchResumo
A obra do sound designer Alan Splet (1939-1994) indica como poucas a importância ainda a se reconhecer, acadêmica e criticamente, da edição de efeitos sonoros como um recurso de grande potencial expressivo no cinema. Este estudo aponta sua inovação em termos de linguagem cinematográfica, por meio de análise de seus filmes, comparação a obras anteriores com sobreposição de efeitos sonoros e referencial teórico do som. Explorando a detalhada e artesanal riqueza narrativa da polifonia de diferentes efeitos, Splet valorizou sonoridades abstratas, até em contraponto às imagens quando em sua parceria com David Lynch. Conforme pesquisadores e colegas de trabalho lembram, suas ambiências sonoras, que absorvem a atenção pela diversidade de combinações de efeitos, bem como o estranhamento do seu contraste entre elas e o que se vê na tela, tornam suas paisagens sonoras verdadeiros personagens das obras em que trabalhou.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.