Uma biografia incompleta do filme Iracema - uma transa amazônica
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1207Palavras-chave:
Iracema - uma transa amazônica, Orlando Senna, Cinema brasileiro, Ditadura Militar, Realização fílmicaResumo
O presente texto foi publicado originalmente na Revista Piauí (edição n. 180, de setembro de 2021), e gentilmente cedido (pela revista e pelo autor) à Rebeca para integrar o dossiê Iracema, 50 anos depois. Nele, Orlando Senna recupera várias histórias por trás das filmagens de Iracema - uma transa amazônica (1974), com um relato bastante pessoal sobre a experiência de realização do filme. No conjunto de textos do dossiê, as memórias de Senna permitem uma compreensão precisa das relações entre os desafios da produção e o contexto político do país.
Downloads
Referências
– A CONSTRUÇÃO da morte. Direção: Orlando Senna. Brasil, 1969, sonoro, preto e branco.
IRACEMA - uma transa amazônica. Direção: Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Produção: Stop Film; Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF). Brasil; Alemanha,, 1974. 16mm, 95 min., sonoro, colorido.
SENNA, Orlando. Cinema e guerrilha: uma biografia incompleta do filme Iracema - uma transa amazônica, Revista Piauí, edição 180, setembro de 2021. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/cinema-e-guerrilha/. Acesso em: 17 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Orlando Senna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.