Encenações do extracampo

André Piazera Zacchi

Resumo


No livro que esta resenha apresenta, Pascal Bonitzerinvestiga as características e funções particulares do primeiro-plano, da profundidade de campo e daquilo que chama de extracampo (hors-champ). É no que está fora de quadro, espaço para o qual o cinema aponta mas não mostra, que se realiza seu decisivo jogo: a mobilização do olhar. Não se trata de apenas ampliar o espaço do filme para um espaço contíguo e oculto (campo sobre o qual o espectador estaria cego) mas de invocar, através de distintas maneiras, tudo o que não é elemento visível (e audível) no filme, para que faça parte da imagem.


Palavras-chave


extracampo; Bonitzer; realismo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n2.536

Direitos autorais 2019 André Piazera Zacchi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual

voltar para a revista


A rebeca é uma publicação da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual

conheça o site da SOCINE


Licença Creative Commons

 Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia