POÉTICAS E SIGNOS ALEGÓRICOS EM O SOM AO REDOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v8n2.607

Palavras-chave:

Poéticas, Signos alegóricos, Espaço urbano, O Som ao Redor.

Resumo

Este trabalho discute enclaves fortificados, espaço urbano e memórias por poéticas e signos alegóricos na obra cinematográfica O Som ao Redor. Por meio da fenomenologia, do imaginário e da imaginação, discuto a imagem fílmica e o discurso social fabricado no filme pernambucano da pós-retomada. O filme utiliza do imaginário fílmico e dos signos alegóricos para interpretar estruturas sociais e o contexto histórico em que as relações sociais urbanas acontecem nos âmbitos privados e públicos reificando narrativas de dominação, controle e violência simbólica na sociedade brasileira contemporânea.

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Biografia do Autor

Wendell Marcel Alves da Costa, Universidade de São Paulo

Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cientista Social pela UFRN. Associado da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: imagem, cultura e representação (CNPq).

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Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Dossiê