Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v9n2.725

Palavras-chave:

Voz, fala flutuante, regimes narrativos, Família Rodante

Resumo

A voz, ao ser analisada como um elemento sonoro potente para a construção do filme, pode alterar sua estrutura narrativa. No filme “Família Rodante”, de Pablo Trapero, a sequência em que Emilia narra/recita um conto para a família enquanto seguem viagem apresenta este tipo de potência. A fala de Emilia transita entre formas de narração e de presença do som. Sua voz flutua em relação à imagem criando na mesma sequência momentos de fala dramática e outros de narração épica, numa combinação que torna-se lírica ao acrescentar a trilha musical. Neste momento, uma vez que a voz muda de posição e função narrativa, a palavra e seu conteúdo passam também a ter destaque e a funcionar como enunciadores de pistas sobre o desenvolvimento da trama, ao mesmo tempo em que contam histórias de outra época.

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Biografia do Autor

Debora Regina Taño, Universidade Federal de São Carlos

Graduada e mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, doutoranda em Engenharia de Produção pela mesma universidade.

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Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Temáticas Livres