Espaço-Quilombo: Notas sobre mostras e festivais de Cinema Negro no Nordeste Brasileiro.
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v11n1.779Palavras-chave:
aquilombamento, cinema negro, nordeste, espaço-quilombo.Resumo
O artigo realiza um levantamento das mostras e festivais de cinema negro na região Nordeste e analisa os modos de organização dessas equipes como espaços de aquilombamentos, preservando locais de encontro e (re)existência do cinema negro, articulando essa discussão ao pensamento de Beatriz Nascimento sobre o conceito de quilombo como resistência cultural. Neste sentido, fazemos também uma breve reflexão histórica sobre a construção
social do Nordeste, apresentando um estudo inicial sobre as estratégias de sobrevivência que esses eventos negros vêm desenvolvendo diante da ausência histórica de investimento público cultural na região. Nessa pesquisa inicial foi possível analisar dados relacionados a gênero e raça nas lideranças desses eventos, período de surgimento, modos de financiamento e estados onde estão localizados. Em pouco mais de 7 anos a região Nordeste já conta com 9 mostras e festivais de cinema negro, representando assim um importante cenário para este cinema no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Laila Thaíse Batista de Oliveira, Luciana Oliveira Vieira, Naira Évine Pereira Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.