Plataformização dos festivais de cinema e audiovisual a experiência do MixBrasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n2.799

Palavras-chave:

Festivais, Cinema, Plataformização, Teatro

Resumo

A plataformização das indústrias culturais propiciou o surgimento de manifestações artísticas inovadoras nas plataformas de entretenimento: filmes, séries, shows musicais  e performances teatrais. Este trabalho pretende discutir a plataformização de festivais de Cinema, em especial, a experiência do festival MixBrasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Massarolo, UFSCar

João Carlos Massarolo: cineasta, professor universitário; Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros (2005). Publicou: O Potencial narrativo dos videogames (2009), A indústria Audiovisual e Os Novos Arranjos da Economia Digital (2010) e Narrativa Transmídia: a arte de construir Mundos (2011), entre outros artigos. É Professor associado da Universidade Federal de São Carlos; Coordenador do grupo de pesquisa GEMInIS e Editor da Revista GEMInIS.

Dario Mesquita, UFSCar

Doutor em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Professor Adjunto do Departamento de Artes e Comunicação – DAC/UFSCar. Pesquisador do grupo GEMInIS.

André Fischer, UFSCar

Criador e diretor do Festival MixBrasil, coordenador do Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura/SP. Foi General Manager da Hornet Networks LatAm, editor e publisher do portal e editora MixBrasil, apresentador e roteirista no Canal Brasil/Globosat, âncora do CBN MixBrasil, colunista do MTV Notícias e da @FolhadeSPaulo. Colaborador de publicações nacionais e internacionais direcionadas ao público lgbtqia+, sete livros publicados incluindo Manual Ampliado de Linguagem inclusiva (2021). Palestrante e consultor sobre assuntos ligados à temática da Diversidade

Cláudia Erthal, UFSCar

Jornalista, documentarista e pesquisadora. Atua na criação e desenvolvimento de conteúdo e produtos audiovisuais para produtoras, agências, emissoras de TV e para a Internet. Experiência nas áreas de Comunicação, Cinema, TV e Audiovisual. Pesquisadora de Comunicação na área de vida digital no Pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicação e Artes do Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicação e Artes do Universidade de São Paulo - USP. Jornalista - Criação, Roteiro, Direção de conteúdo para TV, Internet e impresso. Docente da disciplina de Jornalismo Social e Comunitário na Universidade FIAM-FAAM/SP. Master of Arts/MA - Independent Film and Video - University of London. Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Dossiê