A seção de filmes do Arquivo Nacional do Brasil: notas sobre a trajetória de preservação de um acervo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v11n2.850

Palavras-chave:

Arquivo Nacional do Brasil, Preservação audiovisual, Arquivos audiovisuais, Cinemateca

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise sobre a trajetória de criação, implantação e desenvolvimento da seção de filmes do Arquivo Nacional do Brasil (AN). A partir dessa perspectiva, pretende se concentrar em um aspecto que marcou a experiência de trabalho da referida seção e que serviu de norteador para as iniciativas realizadas em relação à preservação e à gestão do seu acervo de filmes: a influência do modelo de tratamento de filmes empregado nas atividades realizadas pelas cinematecas, no Brasil — Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro — na implantação da gestão do acervo de filmes do Arquivo Nacional. O artigo irá se basear na apresentação da trajetória da seção de filmes do Arquivo Nacional, a partir do momento de modernização vivido pela instituição, no início dos anos de 1980, em dois movimentos analíticos. O primeiro, sistematizando as informações colhidas por pesquisa em documentos no próprio AN, com foco nos primeiros anos de implantação da seção de filmes; o segundo, sublinhando as relações com as cinematecas nesse processo e seus impactos na constituição da seção de filmes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lopes de Lacerda, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em História Social (FFLCH/USP), pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e professora do Programa de Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/FIOCRUZ)

Walmor Martins Pamplona, Universidade de Coimbra

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO), graduado em Comunicação (UFRJ) e Arquivologia (UNIRIO).

Referências

ALVES, M.V.P. Marcus Vinicius Pereira Alves. Entrevista concedida a Walmor Martins Pamplona. Rio de Janeiro, 29 de abril 2020.

ANCINE. Termos técnicos cinema audiovisual. Brasília, 2008. Disponível em: https://www.ancine.gov.br/media/Termos_Tecnicos_Cinema_Audiovisual_28032008.pdfAcesso em: 3 set. 2020.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Seção Iconográfica e Cartográfica. Relatório semestral de 1981. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1981.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Seção Iconográfica e Cartográfica. Relatório de outubro de 1982. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1982.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Seção de Filmes. Relatório de janeiro de 1983. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1983a.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Seção de Filmes. Relatório de fevereiro de 1983. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1983b.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Seção de Filmes. Relatório de março de 1983. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1983c.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Seção de Filmes. Relatório de abril de 1983. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1983d.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Seção de Filmes. Relatório de maio/junho de 1983. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1983e.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Seção de Filmes. Relatório de setembro de 1983. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1983f.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Seção de Filmes. Relatório anual das atividades de 1983. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1984.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Seção de Filmes. Relatório anual de 1985. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1986.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentação Audiovisual. Relatório de gestão (1985-1989). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1989.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentos Audiovisuais. Setor de Documentos Sonoros, Cine e Vídeo. Relatório de atividades janeiro/dezembro de 1994. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1994.

ARQUIVO NACIONAL. Divisão de Documentos Audiovisuais. Setor de Documentos Sonoros, Cine e Vídeo. Relatório de atividades janeiro/julho 1995. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1995.

ARQUIVO NACIONAL. Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos. Seção de Documentos Sonoros e de Imagens em Movimento. Catálogo de Filmes do Fundo IPES: Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

ARQUIVO NACIONAL. Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos. Documentos Sonoros e de Imagens em Movimento. Catálogo de Filmes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2002.

ARQUIVO NACIONAL. Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos. Área de Documentos Sonoros e de Imagens em Movimento. Relatório de 2002. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003.

ARQUIVO NACIONAL. Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos. Área de Imagens em Movimento. Relatório de atividades 2005. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2005a.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2005b.

ARQUIVO NACIONAL. Coordenação de Documentos Audivisuais e Cartográficos. Equipe de Processamento Técnico de Documentos Audiovisuais, Sonoros e Musicais. Apresentação. [Rio de Janeiro]: 2018. 22 slides.

ARQUIVO NACIONAL. Mensário do Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: 1982. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 6 jul. 2020.

BERGERON, Rosemary; HACKETT, Yvette. Obituaries: Sam Kula, 1932-2010. Archivaria, Canada, n. 71, 2010.

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Metodologia de organização de arquivos pessoais: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Dicionário histórico-biográfico brasileiro. [2010-]. Banco de dados Acessus. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/acervo/dhbb. Acesso em: 16 mar. 2022.

COELHO, Fernanda Curado. A experiência brasileira na conservação audiovisual: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Departamento de Cinema, Televisão e Rádio, Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2009.

COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR (CNEN). Quem somos. [20--]. Disponível em: http://www.cnen.gov.br/quem-somos. Acesso em: 3 set. 2020.

COSTA, Célia. O Arquivo Público do Império: o legado absolutista na construção da nacionalidade. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 26, 2000, p. 217-231.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2001.

JARDIM, José Maria. Instituições arquivísticas: estrutura e organização. A situação dos arquivos estaduais. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, v. 21, 1986, p. 39-42.

JARDIM, José Maria. O cenário arquivístico brasileiro nos anos 1980. In: MARQUES, Angélica Alves da Cunha; RODRIGUES, Georgete Medleg; SANTOS, Paulo Roberto Elian dos (Org.). História da Arquivologia no Brasil: instituições, associativismo e produção científica. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 2014.

LACERDA, Aline Lopes de; BARUKI, Sandra. Conservação e organização de acervos fotográficos: por uma gestão integrada das fotografias históricas. In: PINHEIRO, Marcos José de Araújo; CARVALHO, Claudia S. Rodrigues; TEIXEIRA, Carla Maria Teixeira (org.) Abordagens e experiências na preservação do patrimônio cultural nas Américas e Península Ibérica. Rio de Janeiro: Mórula, 2021. p. 406-428. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/46043. Acesso em: 18 dez. 2022.

MOLINARI JÚNIOR, Clóvis. Apresentação. Acervo, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, 2003, p. 5-12. Disponível em: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/10. Acesso em: 30 mar. 2020.

MOLINARI JÚNIOR, Clóvis. Entrevista concedida a Viviane Gouvêa. Revista Arquivo em Cartaz, Rio de Janeiro, ano 3, n. 3, 2017, p. 92-99.

MOLINARI JÚNIOR, Clóvis. Clóvis Molinar Júnior. Depoimento concedido à ONG SER Cidadão. Rio de Janeiro, 19 de março de 2019.

PAMPLONA, Walmor Martins. Documentos audiovisuais nos arquivos: um estudo sobre a trajetória da Seção de Filmes do Arquivo Nacional. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) – PPGARQ, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.unirio.br/ppgarq/tccs/turma-2019/pamplona-walmor-martins-documentos-audiovisuais-nos-arquivos-um-estudo-sobre-a-trajetoria-da-secao-de-filmes-do-arquivo-nacional Acesso em: 4 jan. 2023.

PAULA, Christiane Jalles de. O Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais: IPES. Rio de Janeiro: FGV CPDOC online, [20--]. Disponível em:

https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/O_Instituto_de_Pesquisa_e_Estudos_Sociais. Acesso em: 3 set. 2020.

PORTILHO, Gabriela. Como é a pós-produção de um filme? Superinteressante, São Paulo, 4 jul. 2018 [4 nov. 2009]. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-pos-producao-de-um-filme/ Acesso em: 21 mar. 2022.

QUENTAL, José Luiz de Araújo. A preservação cinematográfica no Brasil e a construção de uma cinemateca na Belacap: a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação de mestrado – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

RODRIGUES, José Honório. A situação do Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça e Negócios Interiores, 1959.

SANTOS, Paulo Roberto Elian dos. Administração pública, arquivos e documentação no Brasil: a presença do Departamento Administrativo do Serviço Público nas décadas de 1930 a 1950. In: MARQUES, Angélica Alves da Cunha; RODRIGUES, Georgete Medleg; SANTOS, Paulo Roberto Elian dos (org.). In: História da Arquivologia no Brasil: instituições, associativismo e produção científica. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 2014.

SOUZA, Carlos Roberto de. A Cinemateca Brasileira e a preservação de filmes no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação) – Departamento de Cinema, Televisão e Rádio, Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Dossiê