Por uma ecologia do arquivo. Entrevista com Albertina Carri sobre seu filme Palabras Ajenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v11n2.903

Palavras-chave:

Ecologia do arquivo, Arquivos da Covid-19, Imagens spam, Palabras Ajenas

Resumo

Entrevista com a cineasta argentina Albertina Carri na qual ela reflete sobre os usos dos arquivos da internet e propõe as noções de "imagens spam" e "ecologia do arquivo" a partir de seu média-metragem Palabras Ajenas, realizado em 2021 e 2022. O filme é o resultado do convite de uma instituição de arte para criar material audiovisual sobre artistas argentinos. Carri opta por prestar homenagem ao trabalho Palabras Ajenas, de León Ferrari, a partir dos discursos e imagens que circularam durante a pandemia de Covid-19, de modo a produzir um arquivo que talvez nunca seja totalmente mapeado no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa França, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora pela ECO/UFRJ com pós-doutorado na Universidade de Reading (Reino Unido). É professora associada do departamento de comunicação e do PPGCOM da PUC-Rio, líder do grupo de pesquisa IMADIS - Laboratório de Pesquisa de Imagens em Disputa no Cinema e Audiovisual/CNPq - @imadispucrio.

Cecilia Gil Mariño, CONICET-Universidad de San Andrés / Alexander von Humboldt Foundation Fellowship - Universität zu Köln

Doutora em História, Mestre em Estudos de Teatro e Cinema argentino e latino-americano pela Universidade de Buenos Aires e Pesquisadora Assistente do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET), Argentina.  

Atualmente, é bolsista de pós-doutorado da Fundação Alexander von Humboldt no Instituto Luso Brasileiro (PBI) da Universidade de Colônia. Para suas pesquisas de doutorado e pós-doutorado, tem obtido bolsas do Fundo Nacional das Artes e do CONICET na Argentina, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no Brasil e do DAAD (Serviço alemão de intercâmbio académico). 

É pesquisadora do Instituto de Artes do Espetáculo da Universidade de Buenos Aires, Co-diretora do Congresso de Cinema e Identidades (CICI) na Universidade de Oviedo, Espanha, Coordenadora da Comissão de Estudos Audiovisuais Brasileiros da AsAECA (Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual) e faz parte do Comité Editorial de Imagofagia. 

É autora de El mercado del deseo. Tango, cine y cultura de masas en la Argentina de los '30(Teseo, 2015) e de Negocios de cine. Circuitos del entretenimiento, diplomacia cultural y Nación en los inicios del sonoro en Argentina y Brasil(Universidade Nacional de Quilmes, 2019).

Patrícia Cunegundes Guimarães, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação na PUC-Rio. Mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do grupo de pesquisa IMADIS - Laboratório de Pesquisa de Imagens em Disputa no Cinema e Audiovisual/CNPq - @imadispucrio.

Downloads

Publicado

2023-01-30 — Atualizado em 2023-01-30

Edição

Seção

Entrevistas