Missivas
Fronteira, identidade e memória na construção do documentário sobre Jane Vanini
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.950Palavras-chave:
Documentário, Estudos de Cultura, Mato Grosso, DecolonialidadeResumo
Este artigo traz um debate sobre o cinema de Mato Grosso pelo viés dos estudos de cultura contemporânea ao fazer a observação em cima do documentário Missivas (2020) de Caroline Araújo e Maurício Pinto. A pergunta que nos norteou foi: como os filmes documentais contemporâneos mato-grossenses geram formas de visibilidade e sensibilidade para histórias e personagens, que materializam o território de Mato Grosso? A escolha pelo documentário justifica-se por ele ser marcado pela diversidade temática e estética, o que nos permite uma visão ampla da realidade. As noções de fronteira, cultura, memória e identidade foram esmiuçadas à luz da dramaturgia fílmica que se articula no filme observado e, para isso, nos ancoramos nos trabalhos de autores como Stuart Hall (2002), Anselm L. Strauss (1999), Zygmund Bauman (1995; 2008), Denys Cuche (1999), Giorgio Agamben (2008), Maurice Halbwachs (1990), Pierre Nora (1993), entre outros.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é ser contemporâneo?. Paris: Payot & Rivages, 2008.
APPADURAI, Arjun. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998.
ARAÚJO, Maria do Socorro de Sousa. Paixões políticas em tempos revolucionários: nos caminhos da militância, o percurso de Jane Vanini (1964 - 1974). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2002.
AZEVEDO, Maria Thereza. Memórias Clandestinas: o documentário e a construção de uma história. Doc on-line: Revista Digital de Cinema Documentário, n. 15, p. 229-247, dez. 2013. Disponível em: https://www.doc.ubi.pt/index15.html. Acesso em: 22 dez. 2022.
AZEVEDO, Maria Thereza. O tarô e a dramaturgia. Orientadora: Dra. Renata Pallottini. 2003. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
BAUMAN, Zygmunt. Identidades. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
BERNARDET, Jean-Claude. Caminhos de Kiarostami. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BHABHA, Homi J. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BORGES, Luis Carlos de Oliveira. Memória e mito no cinema em Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2008.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012.
CUCHE, Denys. A noção de Cultura nas ciências sociais. Caxias do Sul: EDUSC,1999.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
FERRO, Marc. Cinema e história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Campinas: Papirus Editora, 2011.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Dp&A Editora, 2002.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Curso de estética: o sistema das artes. Tradução por Álvaro Ribeiro, Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LEANDRO, Anita. Você também pode dar um presunto legal: um filme clandestino sobre os esquadrões da morte, La Roca, ano 7, n.7, dez. 2020, p. 308-422. Disponível em:https://revistalaroca.weebly.com/uploads/9/8/0/6/98068158/la_roca_2020_digital__wecompress.com_.pdf. Acesso em: 18 dez. 2024.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora Unicamp, 1992.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
MISSIVAS. Roteiro e direção: Caroline Araújo e Maurício Pinto. Produção: Duflair Barradas, Caroline Araújo, Gisela Barradas e Patrícia Ribeiro. Fotografia: Rafael Irineu. Edição: Juliana Segóvia e Marcelo Almeida. Brasil, 2020, 52 min., sonoro, colorido.
NORA, Pierre; KHOURY, Yara Aoun. Entre memória e história: a problemática dos lugares, Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 10, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 15 dez. 2021.
NICHOLS, Bill. A voz do documentário. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora Senac, 2005a.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus Editora, 2005b.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2012.
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
ROTHA, Paul; ROAD, Sinclair; GRIFFITH, Richard. Documentary film. London: Faber, 1935-1958.
SEIXAS, Jacy Alves de. Tênues fronteiras de memória e esquecimentos: a imagem do brasileiro jeca macunaímico. In: GUTIÉRREZ, Horacio; NAXARA, Márcia; LOPES, Maria Aparecida (org.). Fronteiras: paisagens, personagens, identidades. São Paulo: Olho D’Água, 2003. p. 161-184.
SILVA, Sandro Luis Costa da. DramaturgiaS a partir de criATORES : desmontagens de percursos criativos nas artes da cena. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019.
SOLLER, Marcelo. Teatro documentário: a pedagogia da não ficção. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2008.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus Editora, 2013.
STRAUSS, Anselm. Espelhos e máscaras: a busca da identidade. São Paulo: EDUSP, 1999.
TOMAIM, Cássio dos Santos. Documentário, história e memória: entre os lugares e as mídias “de memória”. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, v. 46, n. 51, jan.-jun. 2019, p. 114-134. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/issue/view/10968. Acesso em: 23 abr. 2022.
XAVIER, Ismail (org). A experiência do cinema. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
XAVIER, Ismail. Corrosão Social, pragmatismo e ressentimento: vozes dissonantes no cinema brasileiro de resultados. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, v. 2, n. 75, 2006. p. 139-155. Disponível em: https://novosestudos.com.br/produto/edicao-75/. Acesso em: 20 jan. 2023.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandro Luis Costa da Silva, Caroline de Oliveira Santos Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.