O pai do cinema brasileiro na poesia e nas memórias de Ronaldo Werneck

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v8n2.571

Keywords:

Humberto Mauro, processos de formação, história do cinema, trajetória de vida.

Abstract

Nesta entrevista Ronaldo Werneck relata sua trajetória de vida, e por meio dela, as relações e processos que o tornaram grande conhecedor da gênese do cinema brasileiro. Nascido em uma cidade que foi destaque em projetos arquitetônicos, na literatura e no cinema na década de 1920, movimento que vem se desdobrando em outras manifestações artísticas desde então, o poeta se relaciona com escritores, cineastas e críticos de cinema desde muito jovem. Entre eles, destaca-se sua relação de amizade com Humberto Mauro, uma das mais importantes figuras do cinema no país, o que o tornou referência na história de seu conterrâneo. A conversa foi realizada pensando a memória como construção, ressignificação e lembrança. A intenção foi que Werneck relatasse como viu o Ciclo de Cinema de Cataguases, seu contato com as pessoas que o viveram e, a partir daí, expusesse suas experiências com o cinema, que também se deram em Salvador e no Rio de Janeiro. Essa memória guardada com ele, uma memória pessoal e de vivências, é elemento primordial na tentativa de entendimento de um processo histórico, que teve início com Humberto Mauro e culminou na criação de um Polo Audiovisual, na Zona da Mata Mineira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andrea Vicente Toledo Abreu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio

Doutoranda em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde é bolsista CAPES/PROEX, com doutorado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Informática na Educação e em Estudos Literários. Graduada em Letras e Pedagogia. Integrante do GRUPEM - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (PUC-Rio). Professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG. Possui experiência na educação básica, na formação de gestores e de professores e em iniciativas de promoção da inclusão digital, do audiovisual na educação e de incentivo à leitura e à escrita.

Published

2020-04-27

Issue

Section

Interviews