Omnibus Escolar
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v8n1.618Keywords:
Audiovisual Escolar, Cultura Visual, remix, conflitos urbanosAbstract
Este trabalho é uma parte reeditada de uma artografia que analisou audiovisuais
realizados, entre 1993 e 2014, por escolas do estado do Rio de Janeiro. Desempenhando, simultaneamente, os papeis de artista (A), pesquisadora (“R” do Inglês researcher) e professora (“T” do Inglês teacher), a autora adotou a montagem, a partir dos escritos de Georges Didi‐Huberman, e o remix, como abordagens videográficas para o audiovisual escolar, constituindo, assim, o que Catherine Grant caracteriza como uma análise do objeto da pesquisa em sua
própria imanência. O vídeo “Omnibus Escolar”1 resulta de um processo de engajamento material, no qual sentidos são produzidos por meio de uma seleção e (re)organização de trechos de audiovisuais escolares, em função de afetos pessoais e pela associação dialética de três conflitos da vida na cidade e do espaço escolar urbano, presentes nos “planos‐escolares”: violência, drogas e corrupção. Compreendendo os vídeos estudados como artefatos culturais,
sempre em relação com a Cultura Visual, o remix, ora publicado, inclui um “plano‐extra”, produzido por um telejornal no ano de 2019. A ética hacker norteou o trabalho, que utiliza fragmentos audiovisuais sem citar seus títulos e autores, de forma a compartilhar conhecimentos sobre questões polêmicas, sem comprometer educadores, estudantes e instituições e sem pretender encerrar uma visão sobre os temas apresentados. Ao contrário, a montagem de "Omnibus Escolar” almeja pensar e permitir que se imaginem outras relações “com” e “a partir” de suas imagens.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under theCreative Commons Attribution License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
CC BY-NC-SA
This license allows others to remix, adapt, and create from your work for non-commercial purposes, provided they credit you and license new creations under identical terms.
You are free to:
● Share — copy and redistribute the material in any medium or format.
● Adapt — remix, transform, and build upon the material.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms:
● You must give appropriate credit, provide a link to the license, andindicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
● You may not use the material for commercial purposes.