Festivais e mostras de cinema e audiovisual na Bahia: entre trajetórias e práticas de formação cultural
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n2.800Keywords:
Cinema, Festivais, Mostras, Bahia.Abstract
O artigo proposto apresenta um painel sobre a ocorrência de festivais e mostras de cinema na Bahia. Faz isto considerando que a partir da realização em Salvador, do I Festival de Cinema da Bahia, em 1951, se desenvolve a constituição de uma cultura cinematográfica, que vai encontrar nesses espaços alternativos de exibição e nas potencialidades dos encontros, possibilidades de formação que viabilizarão a continuidade dessas atividades no estado. Nesse sentido, retoma o percurso dos primeiros festivais para chegar ao mapeamento no âmbito da pesquisa intitulada “Circuitos alternativos de exibição: um mapeamento a partir das políticas públicas de incentivo para cineclubes, mostras e festivais na Bahia contemporânea”. Tomando os dados coletados pela pesquisa realizada entre os anos de 2013 e 2016 acerca dos eventos de exibição realizados na Bahia entre 2003 e 2014, apresenta-se os resultados obtidos pelo estudo, observando a relação dos eventos com as políticas de fomento vigentes no período, bem como a atualização das informações acerca do circuito de mostras e festivais de cinema na Bahia até 2019. Compondo, desta forma, o desenho da dinâmica que viabiliza trajetórias e práticas criando as condições que possibilitam a continuidade de atividades de exibição audiovisual no estado.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under theCreative Commons Attribution License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
CC BY-NC-SA
This license allows others to remix, adapt, and create from your work for non-commercial purposes, provided they credit you and license new creations under identical terms.
You are free to:
● Share — copy and redistribute the material in any medium or format.
● Adapt — remix, transform, and build upon the material.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms:
● You must give appropriate credit, provide a link to the license, andindicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
● You may not use the material for commercial purposes.