Perturbar e dirigir o ator iniciante: o método Brisseau

Autores/as

  • Laurie Deson-Leiner Universidade de Bordeaux Montaigne

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v3n1.319

Resumen

"Perturbar e dirigir o ator iniciante: o método Brisseau". Descoberto com O som e a fúria, de 1988, Jean-Claude Brisseau conheceu o sucesso público graças a Boda branca, em 1989, com quase dois milhões de ingressos vendidos na França. O realizador utiliza os mesmos métodos de direção de atores com as estrelas e os iniciantes. Brisseau insistentemente escolhe pessoas que nunca fizeram cinema, a quem ele confia papéis importantes. Vanessa Paradis e Sylvie Vartan passaram dos estúdios de gravação às telas. Depois de analisarmos as especificidades da direção de atores de Jean-Claude Brisseau, nós trabalharemos o caso de Vanessa Paradis em Boda branca, que foi uma estreante muito especial. A dificuldade de apresentação de um método de trabalho se dá pelo fato de que ele não é teorizado por Brisseau, ao menos oficialmente. Em que um ator não profissional pode enriquecer um filme? O que ele traz por suas atitudes, seus gestos, sua maneira de falar, sua dicção? A direção de ator começa pela escolha de um rosto e de um corpo a fim de que ele tome os traços do personagem que o autor imaginou. O trabalho com o ator é uma espécie de perda de inocência captada pela câmera. O encontro pode ser mágico e fazer do filme um sucesso como Boda Branca.

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Biografía del autor/a

Laurie Deson-Leiner, Universidade de Bordeaux Montaigne

Laurie Deson-Leiner é doutora em estudos cinematográficos. Em 2013 ela defendeu sua tese intitulada "Os corpos perturbadores do cinema francês: encenação da transgressão e da violência comuns" (1986-1999) na Universidade de Bordeaux Montaigne, na França. Ela pesquisa o cinema francês contemporâneo e particularmente os cineastas Maurice Pialat, Jean-Claude Brisseau, Bertrand Blier e Bruno Dumont. Se interessa também pela direção de atores, pela representação das instituições e pela marginalidade no cinema. Faz parte do comitê de redação da revista L ́Avant-Scène cinéma.

Publicado

2016-07-25

Número

Sección

Temáticas libres