Cinema e Educação: territorialidades, narrativas e hibridizações

Autores/as

  • Tatiane Mendes Pinto Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n1.435

Palabras clave:

Cinema, Educação, Experiência sensível, Territorialidade.

Resumen

O presente trabalho se destina a pensar a experiência sensível com o cinema em sua capacidade de ocupar e ressignificar espaços e na educação como processo de estruturação ética de uma formação social. O corpus envolve o cinema em hospitais e praças como ação política e tem a intenção de refletir sobre a realidade e transformar em alguma medida os lugares do cotidiano. Apostando na diversidade de participantes, na transitoriedade do espaço onde ocorrem as atividades e na perspectiva das experiências fílmicas como lugares de convergências e hibridizações, a ideia é compreender em que medida a ocupação do espaço contribui para a criação de sociabilidades e ressignificações. Sugere-se que tal experiência é passível de propor territorialidades e narrativas. Com base em um enfoque multimetodológico, serão utilizadas as perspectivas da revisão bibliográfica, com foco nos pressupostos teóricos de Andrea França (2006) sobre os territórios sensíveis criados pelo cinema e da cartografia em Jesus Martin-Barbero (2009) e Virgínia Kastrup (2009).

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Biografía del autor/a

Tatiane Mendes Pinto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação Social pelo PPGCOM-UERJ. Mestrado em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do LACCOPS (Laboratório de Comunicação Comunitária e Publicidade Social-UFF) e Pesquisadora do CAC-UERJ(Laboratório deComunicação, Arte e Cidade)

Publicado

2019-02-16

Número

Sección

Temáticas libres