VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE FILMES BRASILEIROS

Autores/as

  • Phillip Cattley PUC-RIO/ Pesquisador
  • Liana Ribeiro dos Santos PUC-RIO / Professora no IAG
  • Paulo Vitor Jordão da Gama Silva PUC-RIO / Doutorando em Administração

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v7n2.504

Palabras clave:

Filmes Brasileiros, Investimento, Rentabilidade, ANCINE, Incentivos.

Resumen

Filmes foram sempre considerados, não somente um meio de entretenimento popular, mas também, em alguns casos, ótimos meios de investimento. Não obstante o retorno invejável de algumas produções, alguns investidores desconsideram filmes - quase que automaticamente - quando estão à procura de um bom e rentável investimento. Seriam filmes brasileiros investimentos arriscados, inacessíveis ou, por quaisquer razões, desinteressantes? Teriam os investidores as informações necessárias para alocar seus recursos em filmes brasileiros com confiança? Vale a pena investir na indústria cinematográfica nacional? Este estudo teve por objetivo responder a estas perguntas, bem como desmistificar filmes no Brasil como forma de investimento ao analisar uma amostra de três filmes com o orçamento limitado a U$2.190.000 (considerando a média orçamentaria de filmes nacionais de R$7.000.000). Foi possível observar que investir em filmes nacionais pode ser, não somente viável, mas também rentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Phillip Cattley, PUC-RIO/ Pesquisador

Graduado em Administração com ênfase em finanças pela PUC-RIO.

Liana Ribeiro dos Santos, PUC-RIO / Professora no IAG

Doutora em Administração - Finanças - IAG/PUC-Rio (2013). Mestre em Administração - Instituto Coppead de Administração / UFRJ (2008). Pós-Graduada em Ciências Contábeis - EPGE-FGV- RJ (1998). Bacharel em Matemática, modalidade Informática - UERJ (1985). Funcionária Aposentada do Banco Central do Brasil (BCB) 1985 - 2017. Professora de Finanças do departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Paulo Vitor Jordão da Gama Silva, PUC-RIO / Doutorando em Administração

Graduado em Administração (PUC-RIO) e Contabilidade (UNESA), também possui mestrado em finanças pela PUC-RIO. Possui experiência profissional em empresas públicas, privadas e multinacionais, atuando em áreas como: planejamento e controle financeiro, controladoria, contabilidade e projetos financeiros. Atualmente é doutorando em finanças pela PUC-RIO, sócio-diretor da empresa Blockchain Finance (com foco em cursos de criptomoedas e projetos de consultoria) e membro do grupo de pesquisa CNPq de finanças comportamentais da PUC-RIO. Possui publicações em periódicos nacionais e internacionais. 

Publicado

2019-06-03

Número

Sección

Temáticas libres