Jafar Panahi e a utilização do pós-cinema no cárcere

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v8n1.568

Palabras clave:

Cinema iraniano, Jafar Panahi, Oriente Médio, Prisão domiciliar.

Resumen

Jafar Panahi é um cineasta iraniano que, por causa de seus filmes e declarações políticas, foi condenado a seis anos de prisão domiciliar e proibido de realizar seu trabalho por vinte anos. Mesmo assim, sem conhecimento do regime teocrático que lhe deu o veredicto, Jafar Panahi dirigiu alguns filmes que tiveram certa notoriedade internacional e revelaram sua prisão. A proposta deste artigo é inter-relacionar os conceitos de pós-cinema com a obra audiovisual feita a partir de obstruções políticas e formais. A entender que o póscinema aparece mesmo em regimes fechados com forte presença da censura. A abordagem de uma análise fílmica de textos culturais produzidos em tais condições, veicula a ideia de um cinema que se torna um pós-cinema (uma outra coisa dentro da contemporaneidade), e dele se projeta não só uma tipologia pós-cinematográfica, contudo uma crítica sociopolítica advinda das proibições.

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Biografía del autor/a

Jansen hinkel molineti tavares, Anhembi Morumbi SP (PPGCOM)

Doutorando em Comunicação Audiovisual do programa de pós-graduação da Anhembi Morumbi. Formação em Cinema.

Publicado

2019-11-08

Número

Sección

Dossier