Mulheres na Cinemateca do Museu Guido Viaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v9n1.596

Palavras-chave:

História do cinema, Mulheres no cinema, Cinemateca de Curitiba

Resumo

Nossa intenção neste artigo é descrever algumas atividades realizadas por mulheres durante as décadas de 1970 e 1980 a partir da Cinemateca de Curitiba. Para tanto, utilizamos um conjunto heterogêneo de fontes, a saber, notícias de jornais, documentos e entrevistas realizadas a partir de procedimentos da história oral com Francisco Santos, Solange Stecz, Berenice Mendes, Gisele Mendes e Dinah Pinheiro. Por resultados, esperamos explicitar como estas e outras mulheres participaram de cursos de formação em cinema, da organização de exibições de filmes e de atividades de preservação e pesquisa sobre o cinema paranaense, ações importantes para o circuito cinematográfico de produção e circulação da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Camila Veiga de França, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.

Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é professora no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Atualmente é pesquisadora visitante na Universidade de Barcelona (UB), com bolsa pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES).

Ronaldo de Oliveira Corrêa, UFPR/ UTFPR.

Mestre pelo PPGTE/UTFPR (2003), Doutor pelo PPGICH/UFSC (2008) e Pós-doutorado no PPGAS/UFRGS (2012-2013). É professor no Departamento de Design da UFPR, do Programa de Pós-Graduação em Design na mesma instituição, e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR.

Downloads

Publicado

2020-08-09

Edição

Seção

Dossiê