As cores na cinematografia do filme No coração do mar

Uma aquarela fotográfica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.952

Mots-clés :

Cinematografia, Direção de fotografia, Cores, Aquarela

Résumé

O trabalho apresenta um exercício analítico sobre as cores na cinematografia do filme No coração do mar (Ron Howard, 2015, EUA). Discutimos a presença das camadas de cor nas imagens da obra, entendendo este elemento plástico, aplicado pela direção de fotografia, como um recurso dramático de suma relevância para a narrativa, o qual denominamos de aquarela fotográfica. No filme, as cores exercem um movimento gradativo de tons e matizes conforme o desenvolvimento da trama, tal qual uma tinta aquarelada sobre uma tela. Utilizamos uma metodologia de análise flexível e multidisciplinar para apontar como o método de referência utilizado pela direção de fotografia do filme fez entrelaçar as imagens em suas dimensões diversas e as cores em suas significações. Nosso estudo demonstra, com isso, características da cinematografia do diretor de fotografia Anthony Dod Mantle, pela destreza com que manuseia as cores no cinema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Matheus Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Comunicação da UFPB. João Pessoa (PB). Brasil.

Aline de Caldas Costa dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Memória e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Centro Multidisciplinar Santa Maria da Vitória (UESB). Santa Maria da Vitória (BA). Brasil.

Références

ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história: a fotografia do cinema. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004.

BERGSON, Henri. As duas fontes da moral e da religião. Tradução de Miguel Serras Pereira. Rio de Janeiro: Almedina, 2005.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução de Paulo Neves. Martins Fontes: São Paulo, 2006.

CHARLONE, César. [Entrevista cedida a] Luciana Baseggio. Live ABC: César Charlone, ABC, SCU. Youtube, 08 de abril de 2020. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=O3Dow0gub4k&t=3031s. Acesso em: 02 de maio de 2021.

DAGER, Nick. Capturing In the heart of the sea. 14 de dezembro de 2015. Disponível em: https://www.digitalcinemareport.com/article/capturing-heart-sea. Acesso em: 21 jun. 2021.

FILMGRAB. In the heart of the sea. Disponível em: https://film-grab.com/2020/07/14/in-the-heart-of-the-sea/. Acesso em: 13 jun. 2024.

FRASER, Tom; BANKS, Adam. O essencial da cor no design. São Paulo: Editora Senac, 2011.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte – e na pintura em particular. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2007.

MASCELLI, Joseph V. Os cinco Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. São Paulo: Summus, 2010.

MELVILLE, Herman. Moby Dick ou a baleia. São Paulo: Editora 34, 2019.

NO CORAÇÃO do mar. Direção: Ron Howard. Produção: Warner Bros, 2015 (121 min.), son., color. Digital.

SALISBURY, Mark. Anthony Dod Mantle talks shooting “In the heart of the sea”. 06 de janeiro de 2016. Disponível em: https://www.screendaily.com/awards/anthony-dod-mantle-talks-shooting-in-the-heart-of-the-sea/5098543.article. Acesso em: 12 jul. 2021.

WIKIART. Enciclopédia de artes visuais. Disponível em: https://www.wikiart.org/pt. Acesso em: 20 de jun. 2024.

Téléchargements

Publiée

2024-07-02

Numéro

Rubrique

Thématiques Libres