As imagens de arquivo como gesto fílmico de Eduardo Coutinho
DOI :
https://doi.org/10.22475/rebeca.v12n2.969Mots-clés :
Imagens de Arquivo, Eduardo Coutinho, Peões, GreveRésumé
Este artigo se dedica a analisar a presença e o comportamento das imagens de arquivo no filme Peões (2004), de Eduardo Coutinho. Partimos do pressuposto de que mesmo não sendo o elemento fílmico central pelo qual o diretor ganhou notoriedade, as imagens de arquivo não estão presentes na obra de forma arbitrária, mas pulsam em cada sequência em que aparecem, demonstrando-se parte do modus operandi do diretor consagrado pelos encontros e conversas que estabelecia com pessoas publicamente desconhecidas. Nosso objetivo é desvendar quais os métodos e procedimentos utilizados especificamente em Peões que sugerem as formas com que o filme buscou aproximar cinema e história a partir do testemunho e da experiência dos anônimos envolvidos nas grandes greves operárias do ABC paulista entre 1979 e 1980. Para isso, analisamos as cenas das quais os arquivos fazem parte, dando atenção particular à sua materialidade e constituição narrativa como rastro da experiência particular e coletiva, terminando por entender os próprios arquivos como gestos fílmicos fundamentalmente coutinianos, que longe de significarem somente um capítulo em sua trajetória, demonstram serem uma escolha estética e ética do diretor, que constrói sentidos singulares de memória.
Téléchargements
Références
ABC DA GREVE. Direção: Leon Hirszman. [S. l.]: Taba Filmes, 1979-90. Digital, 85 min., son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2hhFk0cml6Y. Acesso em: 20 jun. 2023.
ARAÚJO, Matheus. Eduardo Coutinho, Pierre Perrault e as prosódias do mundo. In: OHATA, Milton (org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 432-449.
BOSI, Ecléa. A memória dos velhos. In: BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 60-63.
CABRA MARCADO para morrer. Direção: Eduardo Coutinho. [S. l.]: Mapa Filmes, 1984. Digital, 119 min., son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4-HBPSqqonU. Acesso em: 20 jun. 2023.
COMOLLI, Jean-Louis. Sob o risco do real. In: COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 169-178.
COUTINHO, Eduardo. O cinema documentário e a escuta sensível da alteridade. In: OHATA, Milton (org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013a. p. 21-47.
COUTINHO, Eduardo. Conversa sobre Peões. In: OHATA, Milton (org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013b. p. 299-303
DELEUZE, Gilles. As potências do falso. In: DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005. p. 155-188.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: Uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012a. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/download/15454/12311/. Acesso em: 20 jun. 2023.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Images in spite of all: Four photographs from Auschwitz. Chicago: The University of Chicago Press, 2012b.
FAGIOLI, Julia. Pensamento da tomada, engajamento da retomada. In: FAGIOLI, Julia. Porque as imagens se põem a tremer? Militância e montagem em O fundo do ar é vermelho, de Chris Marker. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. p. 98-116. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-B6HM8A. Acesso em: 20 jun. 2023.
GREVE!. Direção: João Batista de Andrade. [S. l.]: Raiz Produções, 1979. Digital, 36 min., son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1sWtj7AXUv8. Acesso em: 20 jun. 2023.
GREVE DE MARÇO. Direção: Renato Tapajós. São Paulo: Oca Cinematográfica, 1979. Digital, 35 min., son., color.
JOGO DE CENA. Direção: Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: VideoFilmes, 2007. Digital, 105 min., son., color.
COMOLLI, Jean-Louis. Imagens de arquivos: imbricamento de olhares. Entrevista com Sylvie Lindeperg. [Entrevista cedida a] Jean-Louis Comolli.. In: Catálogo Forumdoc.BH. 2010, p. 318-345. Disponível em: https://issuu.com/forumdoc/docs/forumdoc2010. Acesso em: 20 jun. 2023.
LINHA DE MONTAGEM. Direção: Renato Tapajós. [S. l.]: Tapiri Cinematográfica, 1982. Digital, 87 min., son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5KA8TQEWS8I. Acesso em: 21 jun. 2023.
LINS, Consuelo. Peões: adeus à “classe operária”. In: LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. p. 169-187.
LINS, Consuelo. Eduardo Coutinho, linguista selvagem do documentário brasileiro. Galáxia, São Paulo, n. 31, p. 41-53, abr. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/gal/n31/1982-2553-gal-31-0041.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.
MACHADO, Patrícia. Imagens que restam: a tomada, a busca dos arquivos, o documentário e a elaboração de memórias da ditadura militar brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
MACHADO, Patrícia; BLANK, Thais. A outra vida das imagens: elaborando memórias de um Brasil invisível. Revista Devires, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 68-93, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.devires.org/produto/revista-devires-v-12-n-2-dossie-documentario-e-cinema-de-arquivo-memoria-historica-no-cinema-brasileiro/. Acesso em: 05 nov. 2023.
MATTOS, Carlos Alberto. Peões: lembranças de um intenso agora. In: MATTOS, Carlos Alberto. Sete faces de Eduardo Coutinho. São Paulo: Boitempo, 2019. p.215-223.
MESQUITA, Cláudia. Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho. Galáxia, São Paulo, n. 31, p. 54-65, abr. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/24255/19077. Acesso em: 20 jun. 2023.
MESQUITA, Cláudia; GUIMARÃES, Victor. Peões: tempo de lembrar. In: OHATA, M. (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 577-604.
PEÕES. Direção: Eduardo Coutinho. Direção de fotografia e câmera: Jacques Cheuiche. Montagem: Jordana Berg. Rio de Janeiro: VideoFilmes, 2004. Digital, 85 min., son., color.
SALLES, João Moreira. Prefácio. In: LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. p. 7-10.
SANTANA, Marco Aurélio. Classe trabalhadora, confronto político e democracia: o ciclo de greves do ABC paulista e os desafios do sindicalismo atual. Lua nova, São Paulo, n. 104, p. 19-65, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ln/n104/1807-0175-ln-104-19.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.
SANTO FORTE. Direção: Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Centro de Criação de Imagem Popular, 1999. Digital, 83 min., son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bf9-GiJfwog&t=63s. Acesso em: 21 jun. 2023.
TAPAJÓS, Renato. Peões. In: LOPES, José Sergio Leite; CIOCCARI, Marta; TAPAJÓS, Renato. Peões visto por. Rio de Janeiro: 7 letras, 2017. p. 47-73.
TRABALHADORES: PRESENTE! Direção: João Batista de Andrade. [S. l.]: Raiz Produções, 1979. Digital, 34 min., son., color.
WERNECK, Alexandre. Peões. In: OHATA, Milton (org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 573-577.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Marcelo Dídimo Souza Vieira, Luana Vitorino Sampaio Passos 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.