Cinema e Colonialismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n1.1140

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Bergamaschi Novaes, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com período de intercâmbio doutoral (bolsa CAPES-Print) na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto (EA-UCP-Porto). Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura, Mediação e Artes (CM&A) no ICNOVA de Lisboa. É pesquisadora vinculada ao Projeto Ghost (IELT—NOVA) e ao Grupo de Pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento (CNPq). Lisboa, Portugal.

Bruna Carolina Carvalho, Universidade do Porto

Doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interartíricos na Faculdade de Letras da Univeridade do Porto com bolsa de Doutoramento da FCT (Ref.: 2022.13315.BD).  Sua parte nesta edição foi realizada no âmbito da investigação desenvolvida no Instituto de Literatura Comparada, Unidade I&D financiada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UIDB/00500/2020 - https://doi.org/10.54499/UIDB/00500/2020). Porto, Portugal.

Michelle Sales , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou pós-doutoramento em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, Portugal, e em Comunicação Social, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual e Campinas (Unicamp). Coordenadora da Rede de Pesquisa Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos, no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Victa de Carvalho Pereira da Silva , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora associada da Escola de Comunicação da UFRJ e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da mesma universidade. Integrante o Grupo de Pesquisa N-imagem e vice-coordenadora do Grupo de pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento (CNPq). Rio de Janeiro (RJ). Brasil.

Referências

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Tradução de Noémia de Sousa.

Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978. Trabalho original publicado em 1955.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Sebastião Nascimento. Colaboração de Raquel Camargo. São Paulo: Ubu Editora, 2020. Trabalho original publicado em 1952.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Tradução de Lígia F. Ferreira e Regina S. Campos. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2022. Trabalho original publicado em 1961.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas. 22 (3): 320, setembro-dezembro. Florianópolis, 2014. p. 935- 952.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Tradução de Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2014.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas

latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. Disponível em: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em: 29 jun. 2024.

ROLNIK, Suely. A hora da micropolítica. [Entrevista cedida a] Fernández Polancos e Antonio Pradel. Humboldt: revista do Goethe Institut Brasilien, Munique, jun. 2016. Disponível em: https://www.goethe.de/prj/hum/pt/col/20790860.html. Acesso em: 29 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê