Imagens ausentes e rememoração nos diários de David Perlov

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1045

Palavras-chave:

Desenho, Imagem ausente, Voz over, Fora de campo, Documentário

Resumo

O filme Diário 1973-1983 (1983), obra documental de David Perlov (1930-2003), apresenta momentos da vida do cineasta ao longo de uma década, residindo com a família em Tel Aviv, onde trabalhou como realizador de cinema e professor universitário, e também viajando eventualmente para outras cidades em Israel e arredores, bem como para a Europa e o Brasil. O filme consiste em seis partes de 55 minutos cada, nas quais se imbricam o cotidiano particular do artista, na intimidade do lar, e a dinâmica pública das cidades e seus contextos sócio-políticos. Neste ensaio, investiga-se as imagens ausentes acionadas pela voz over em trechos da primeira parte da obra, referente ao período de 1973 a 1977. As imagens ausentes se relacionam com o “fora de campo” (Aumont, 2004) do documentário e parecem sinalizar os processos de rememoração do narrador. Interessa refletir sobre o trabalho dessas imagens, sobre aquilo que não revelam e as relações que estabelecem com outras imagens e memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raisa Christina Lima Saraiva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura Comparada da Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.

Referências

AUMONT, Jacques. O olho interminável - cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

BARTHES, Roland. Lo obvio e lo obtuso. Barcelona: Paidós, 1986.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Brasiliense, 2012.

BLUHER, Dominique. Perlov, Mekas, Morder, Lehman e os outros: à procura de imprevisíveis agitações do cotidiano. In: FELDMAN, Ilana; MOURÃO, Patricia (orgs.). David Perlov: epifanias do cotidiano. São Paulo: Centro da Cultura Judaica, 2011.

CAIXETA, Ruben; GUIMARÃES, César. Pela continuação do mundo (com o cinema). In: COMOLLI, Jean Louis. Ver e poder - A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

DERDYK, Edith (org.). Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Editora Senac, 2007.

DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.

DIÁRIO 1973-1983. Direção: David Perlov. Produção: Channel 4; Heroica Filmes. Isarel; Inglaterra, 1983. 05 episódios de 55min cada, 330min no total, sonoro, preto e branco/colorido.

EWEN, David. The complete book of classical music. California, Prentice-Hall, 1965.

FELDMAN, Ilana; MOURÃO, Patricia (orgs.). David Perlov: epifanias do cotidiano. São Paulo: Centro da Cultura Judaica, 2011.

FELDMAN, Ilana. As janelas de David Perlov: autobiografia, luto e política, Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, maio 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/14372. Acesso em: 17 dez. 2024.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.

GUTIÉRREZ, Gregorio Martín. David Perlov e a vigília do cotidiano. In: FELDMAN, Ilana; MOURÃO, Patricia (orgs.). David Perlov: epifanias do cotidiano. São Paulo: Centro da Cultura Judaica, 2011.

LÀ-BAS. Direção: Chantal Akerman. Bélgica; França, 2005. 78 min., sonoro, colorido.

LEJEUNE, Phillipe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

MARTINS, Luiz Geraldo Ferrari. A etimologia da palavra desenho (e design) na sua língua de origem e em quatro de seus provincianismos: desenho como forma de pensamento e de conhecimento. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos-SP. Anais [...], São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1866-1.pdf. Acesso em: 17 dez. 2024.

PIGLIA, Ricardo. Uma proposta para o novo milênio, Gratuita [Cartas para todos e para ninguém], Chão da feira, Belo Horizonte, v. 1, p. 269-273, 2012.

SAMAIN, Etienne. O fotográfico. São Paulo: Hucitec/Senac, 2005.

SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca - como pensam as imagens. São Paulo: Editora Unicamp, 2012.

WALDEN (Diaries Notes and Sketches). Direção: Jonas Mekas. Estados Unidos, 1968. 173 min., sonoro, colorido.

XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal; Embrafilmes, 2008.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Fora de Quadro