Ouvindo temporalidades queer
A disjunção audiovisual em Blue (1993) e The Terence Davies trilogy (1983)
DOI:
https://doi.org/10.22475/rebeca.v13n2.1057Palavras-chave:
Temporalidade queer, Cinema queer, Disjunção audiovisual, Som do cinemaResumo
O conceito de temporalidade queer é explorado nos estudos queer como uma possibilidade de lidar com o tempo de outras formas que não o cronológico e progressivo, ancorado em uma ideia heteronormativa de progresso pessoal, abrangendo o matrimônio, a reprodução e transferência de patrimônio. A partir disso, este artigo investiga como alguns filmes autobiográficos convidam o espectador a vislumbrar formas de vivenciar essas temporalidades queer, onde passado, presente e futuro podem coincidir. Especificamente, analisamos o uso da disjunção audiovisual como uma técnica cinematográfica que manifesta o sentimento de assincronicidade e de estar “fora do ritmo”. Nesse sentido, propomos uma leitura paralela de dois filmes autobiográficos dirigidos por cineastas gays: Blue (1993), de Derek Jarman, e The Terence Davies trilogy (1983), de Terence Davies. Assim, este artigo tem como objetivo elucidar o uso da trilha sonora como um elemento que possibilita ao espectador perceber momentaneamente as temporalidades queer, a partir de uma experiência auditiva.
Downloads
Referências
AHMED, Sara. Queer phenomenology: orientations, objects, others. Durham: Duke University Press, 2006.
ALVIM, Luiza Beatriz. Contraponto audiovisual? De Eisenstein a Chion. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/24688. Acesso em: 23 out. 2024.
ALVIM, Luiza Beatriz. Defasagens entre o audível e o visível no cinema contemporâneo: disjunções em filmes com voz over. Significação, São Paulo, v. 50, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/193928. Acesso em: 23 out. 2024.
AZEVEDO, Adriana; ASSUNÇÃO, Diego; RIBEIRO, Vinicios. Tornar-nos crianças: auto/etnografias, cuidados e reparações. REBEH - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 3, n. 09, p. 50 - 63, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/11028. Acesso em: 23 out. 2024.
BLUE. Direção: Derek Jarman. Produção: Basilisk Communications Ltd. Reino Unido, 1993, 79 min., sonoro, colorido.
BROWN, Wendy. Politics out of History. Princeton: Princeton University Press, 2001.
BUHLER, James. Gender, sexuality, and the soundtrack. In: NEUMEYER, David. The Oxford Handbook of Film Music Studies. Nova York: Oxford University Press, 2014. p. 366-382..
CARAVAGGIO. Direção: Derek Jarman. Produção: British Film Institute (BFI). Reino Unido, 1993, 93 min., sonoro, colorido.
CHILDREN. Direção: Terence Davies. Produção: British Film Institut (BFI). Reino Unido, 1976, 47 min., sonoro, preto e branco.
CHION, Michel. The voice in cinema. Nova York: Columbia University Press, 1999.
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto e Grafia, 2011.
CHRISTENSEN, Claus. A vast edifice of memories: the cyclical cinema of Terence Davies. P.O.V. A Danish Journal of Film Studies, Institut for Informations og Medievidenskab Aarhus Universitet, n. 6, p. 125-140, dez. 1998. Disponível em: https://pov.imv.au.dk/pdf/pov6.pdf#page=125. Acesso em: 23 out. 2024.
COSTA, Fernando Morais da. Vozes e sons ambientes em telas azuis, negras: limites possíveis das relações entre sons e imagens. In. PELEGRINI, Christian; MUANIS, Felipe (orgs.). Perspectivas do audiovisual contemporâneo: urgências, conteúdos e espaços. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2019. p. 99-110,
DAVIES, Terence. The Terence Davies Trilogy. Comentários do DDV. London: BFI, 2008.
DAVIS, Glyn; NEEDHAM, Gary. Queer TV: theories, histories, politics. Nova York: Routledge, 2008.
DEATH and transfiguration. Direção: Terence Davies. Produção: Greater London Arts Association e British Film Institute (BFI). Reino Unido, 1983, 26 min., sonoro, preto e branco.
EDELMAN, Lee. No future: queer theory and the death drive. Durham: Duke University Press, 2004.
EDWARD II. Direção: Derek Jarman. Produção: British Screen Productions; BBC Film. Reino Unido, 1991, 87 min., sonoro, colorido.
EISENSTEIN, Sergei; PUDOVKIN, Vsevolod; ALEXANDROV, Grigori. Declaração sobre o futuro do cinema sonoro. In: EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. p. 225-227.
EVERETT, Wendy. Hidden worlds and unspoken desires: Terence Davies and Autobiographical Discourse. In: ROCHE, David;
SCHIMITT-PITIOT, Isabelle (orgs.). Intimacy in cinema: critical essays on english language films. Jefferson: McFarland & Company, 2014. p. 179-191.
FLÔRES, Virginia Osorio. Além dos limites do quadro: o som a partir do cinema moderno. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1975.
FRECCERO, Carla. Queer/Early/Modern. Duke University Press, 2006.
FRECCERO, Carla. Queer Times. South Atlantic Quarterly, v. 106, n. 3, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1215/00382876-2007-007. Acesso em: 24 out. 2024.
FREEMAN, Elizabeth. Introduction. GLQ: a Journal of Lesbian and Gay Studies, v. 13 (2-3), p. 159-176, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1215/10642684-2006-029. Acesso em: 24 out. 2024.
FREEMAN, Elizabeth. Time binds: queer temporalities, queer histories. Durham: Duke University Press, 2010.
HIGGINSON, Kate. Derek Jarman’s “Ghostly Eye”: prophetic bliss and sacrificial blindness in Blue.” Mosaic: An Interdisciplinary Critical Journal, v. 41, n. 1, 2008, p. 77–94. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/90011646. Acesso em: 24 out. 2024.
HALBERSTAM, Jack. In a Queer time and place: transgender bodies, subcultural lives. Nova York: New York University Press, 2005.
HANICH, Julian. Mise en Esprit: one-character films and the evocation of sensory imagination. Paragraph, Edimburgo, v. 43, n. 3, 2020. p. 249-264. Disponível em: https://doi.org/10.3366/para.2020.0339. Acesso em: 24 out. 2024.
KRACAUER, Siegfried. Theory of film: the redemption of physical reality. Nova York: Oxford University Press, 1960.
MADONNA and child. Direção: Terence Davies. Produção: National Film and Television School (NFTS). Estados Unidos, 1980, 30 min., sonoro, preto e branco.
MUÑOZ, José Esteban. Cruising utopia: the then and there of queer futurity. Nova York: NYU Press, 2009.
O FIM de um longo dia. Direção: Terence Davies. Produção: British Film Institute (BFI), Channel Four Films; Film Four International. Reino Unido; Irlanda do Norte, 1992, 85 min., sonoro, colorido.
SOUZA, Ramayana; BRANDÃO, Alessandra. Inventário de uma infância sapatão em um mundo de imagens. REBEH - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 3, n. 9, p. 121-137, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/10459. Acesso em: 24 out. 2024.
THE TERENCE Davies Trilogy [Children, 1976; Madonna and child, 1980; Death and transfiguration, 1973]. Direção: Terence Davies. Produção: British Film Institut (BFI). Reino Unido, 1983, 101 min., sonoro, preto e branco.
VOZES Distantes. Direção: Terence Davies. Produção: British Film Institute (BFI); Channel Four Films; Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF). Reino Unido; Alemanha Ocidental, 1988, 84 min., sonoro, colorido.
WILLIAMS, Tony. The masochistic fix: gender opression in the films of Terence Davies. In: FRIEDMAN, Lester D. (org.). Fires were started: british cinema and thatcherism. 2 ed. Londres: Wallflower Press, 2006. p. 243-258.
ZERUBAVEL, Eviatar. Hidden rhythms: schedules and calendars in social life. Chicago: University of Chicago Press, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Breno Alvarenga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.